Venda especializada de maquiagem está em alta

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O bem-estar com o corpo e a vaidade têm garantido a venda de produtos de beleza, com forte apelo feminino

Iguatu. O consumo de maquiagem tem aumentado em todas as classes socioeconômicas. Nos últimos dez anos, o uso de produtos pelas mulheres da classe C cresceu 17 pontos percentuais. A constatação é de pesquisas realizadas pelo Ibope e por instituições ligadas ao setor comercial.

Loja Famosas e Maquiadas é especializada no setor. Além da variedade de produtos, garante a clientela com maquiadores profissionais contribuindo com a escolha dos produtos FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O cuidado com a beleza feminina é mais um setor que passa por expansão em decorrência da melhoria da renda dos brasileiros. Essa tendência verifica-se não apenas nos grandes centros urbanos. Está também presente no Interior. Pequenos e médios empresários registram crescimento na venda de vários itens ligados à maquiagem.

Crescimento

Novas lojas são abertas e outras ampliam espaços em prateleiras e vitrines, adquirindo novos produtos. Blush, pó, base facial, corretivo, sombras, protetor diário, rímel, batons, gloss labial, pincéis e tintura para cabelo são produtos dos quais muitas mulheres não abrem mão, tanto em ocasiões especiais como em momentos informais, no dia a dia. Basta dar uma olhada ao nosso redor, nos locais de trabalho, nas ruas, nas escolas e faculdades.

De acordo com os dados da pesquisa do Ibope, em 2012, 84% das mulheres das classes A e B afirmaram ter consumido algum tipo de cosmético nos últimos 12 meses. Em 2003, esse percentual era de 69%. Na classe C, o consumo desses produtos passou de 61% para 78% no período. Já na classes AB, o percentual passou de 69% para 84%.

A confirmação dos dados da pesquisa é feita por empresários do setor. Na cidade de Iguatu, localizada na região Centro-Sul, empresários acompanham a tendência, ampliam espaços, adquirem novos produtos ou abrem empresas especializadas em beleza feminina. Foi o que fez a empresária Kalene Ismael Vieira. Há seis meses, ela investiu na abertura da loja Famosas e Maquiadas, com boa aceitação.

Apostando na tendência do mercado, resolveu há duas semanas mudar de endereço e trouxe a loja para o centro da cidade. "No início, estava temerosa", contou. "O mercado é favorável e estou acreditando no crescimento da empresa, pois diariamente recebo novos clientes".

Pioneirismo

Kalene Vieira foi pioneira no mercado local ao abrir uma loja especializada em produtos de maquiagem e acessórios. Há outras empresas, mas que mesclam itens de cosméticos e perfumaria. Investiu em marcas importadas e de elevado conceito no mercado: Maybelline, L.A. Colors, NYX, Vult cosmética, Macrilan, Dudamolinos, MAC e Love Alpha, dentre outras.

Além da venda de produtos, a loja oferece serviço de maquiagem para os clientes. Geralmente, a demanda decorre de ocasiões festivas, aniversário, noivado, casamento e bailes de formatura. A maquiadora Tcheska Feitosa há dois anos está no mercado, depois de fazer curso na área. "Sempre gostei e, por curiosidade, decidi aprender a fazer maquiagem", contou. "Procuro aprimorar, conhecer novas técnicas e produtos".

A loja Famosas e Maquiadas atrai a clientela. "É difícil alguém passar e não entrar", diz a empresária Kalene Vieira. "As clientes ficam encantadas". O preço de um kit básico de maquiagem está em torno de R$ 80, mas para quem quer adquirir produtos mais sofisticados chega a desembolsar cerca de R$ 800, aproximadamente.

A consultora do escritório do Sebrae nesta cidade, Lenilde Chaves, acredita que a preocupação com a estética e o bem-estar superaram as limitações da renda, impulsionando as vendas. "Muitos fazem sacrifícios e gastam com produtos de beleza, cosméticos e nos salões de beleza", observa a consultora.

A funcionária pública federal, Isabel Barbosa, veio visitar a família e aproveitou para sair às compras. Na tarde desta terça-feira, conheceu a loja Famosas e Maquiadas e não perdeu a oportunidade. "Comprei batons e blush", revelou. A estudante, Ingrid Lima, estava à procura de um kit básico de maquiagem e de informações sobre os produtos. "Gostei do atendimento e do preço", disse. "Tem artigos de boa qualidade".

Brasil atualmente é o terceiro maior mercado consumidor de produtos cosméticos, segundo dados do Euromonitor International. A previsão é que o país ultrapasse o Japão e se torne o segundo lugar.

O setor é composto em 70% de microempresas, 20% de pequenas empresas, 6% de médias e 4% de grandes empresas, segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O consultor empresarial Ricardo Fonseca orienta os empresários que aproveitem esse aumento do interesse dos consumidores para expandirem e faturarem ainda mais.



Veículo: Diário do Nordeste


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