Setor corresponde a 30% dos custos.
O "1º Seminário de Transporte e Logística da Fenasucro", a se realzar de 28 e 29 durante a 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético (Fenasucro) irá discutir a situação da logística e seu impacto para o setor sucroenergético.
O evento, organizado pelos grupos de pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log), também mostrará as perspectivas para o escoamento de açúcar e etanol através de novas infraestruturas que buscam fazer uso da intermodalidade.
O professor do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq José Vicente Caixeta Filho ressalta que as carências da logística de transporte são obstáculos para o crescimento do Brasil, setor que corresponde por 30% dos custos da produção, mas observa que existe uma série de práticas de transportes bem sucedidas.
Como o caso do setor sucroenergético que conseguiu alternativas para escoar a sua produção, que tem como exemplo, a parceria entre a Usina São Martinho e a Rumo Logística para serviços logísticos de transbordo e transporte ferroviário de açúcar. "Temos que ter visão estratégica e planejar de modo integrado, a infraestrutura de transporte, armazenamento e escoamento, solucionando o gargalo logístico do país", diz Caixeta.
Com o tema "Modal ferroviário: alternativas e desafios para o setor sucroenergético", o presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)), Rodrigo Vilaça, apresentará um panorama das ferrovias de carga, que atualmente, são responsáveis pelo escoamento de 25% das riquezas que circulam pelo Brasil.
"Os avanços no transporte ferroviário foram consideráveis, mas é necessário fazer muito mais", diz o executivo, afirmando que 481 milhões de toneladas foram movimentadas pelos trilhos em 2012, sendo que deste total, aproximadamente 8,5 milhões de toneladas é referente ao transporte de açúcar e etanol.
"O Programa de Investimentos em Logística - Ferrovias, do doverno, que aplicará R$ 91 bilhões em parceria com a iniciativa privada, e o pacote de incentivo à cadeia produtiva do setor ferroviário em estudo pelo Ministério do Desenvolvimento devem impulsionar o crescimento do modal", afirma Vilaça.
Veículo: Diário do Comércio - MG