Está marcada para hoje mais uma rodada de negociação entre patrões e trabalhadores da indústria têxtil de Blumenau, Indaial e Gaspar. Depois de duas reuniões sem sucesso, o encontro de hoje será em Florianópolis e terá a mediação do Ministério do Trabalho.
O impasse maior, como de costume, está no reajuste salarial e no novo piso. Trabalhadores pedem 12% de aumento. Querem repor inflação, crescimento do PIB e crescimento da indústria. A presidente do Sintrafite, Vivian Bertoldi, diz que as indústrias de vestuário, por exemplo, cresceram 7%. Patrões oferecem o índice da inflação, 6,07%. O diretor executivo do Sintex, Renato Valim, diz que os trabalhadores de Blumenau e região são os que mais ganharam nas negociações dos últimos oito anos. Segundo ele, o piso salarial daqui é um dos maiores do país.
O fato é que as propostas são bem diferentes e a mediação se mostra necessária. Que surja um consenso. Estado de greve já está sendo cogitado pelo sindicato trabalhista, que representa 30 mil funcionários.
Veículo: Jornal de Santa Catarina