O Dia das Crianças está movimentando o comércio e as grandes redes de varejo da Região Metropolitana de Belém, que já reforçaram os estoques de brinquedos para a data. Mas é preciso atenção na hora de comprar o presente. E para isso, o Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) já iniciou as fiscalizações na cidade.
Durante as atividades, os técnicos verificam os diversos tipos de brinquedos, observando as orientações de segurança e especificações exigidas em todos os produtos comercializados. A principal recomendação dos especialistas é observar se o produto possui o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os consumidores devem verificar se os brinquedos, tanto nacionais quanto importados, possuem o selo obrigatório do órgão.
Outra recomendação importante é observar se o brinquedo é adequado à faixa etária da criança. Especialistas destacam que a fase da criança que exige mais cuidado vai até os três anos, e nesse período deve-se evitar brinquedos com pontas ou outros componentes que possam machucar a criança. O ideal é optar por objetos feitos de tecidos ou materiais que possam ser lavados, como o plástico e a borracha. Assim o produto pode ser usado por mais tempo e evitam-se preocupações com alergias e contaminação por bactérias.
Veja algumas dicas importantes:
- Exija nota fiscal, tíquete do caixa, recibo ou equivalentes que somente empresas legalizadas possuem. Esse simples hábito pode favorecer a reclamação do consumidor no caso de defeito do produto. Por isso, compre os brinquedos em pontos de vendas legalmente estabelecidos.
- Verifique se o selo está bem visível, impresso na embalagem, gravado em uma etiqueta ou preso no produto. Ele deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do órgão, autorizado pelo mesmo.
- Todo brinquedo importado também é testado em laboratórios do Inmetro e deve trazer o selo do órgão. As informações da embalagem e do manual de instruções devem estar escritas em Português.
Veículo: Diário do Pará