A clientela brasileira é "prioritária" para a Galeries Lafayette, famosa loja de departamentos parisiense, afirma seu diretor de promoção internacional, Thierry Vannier. Ela integra a lista dos dez principais compradores, por nacionalidade, na loja no bairro da Ópera, que celebrou seu centenário no ano passado. Para ampliar ainda mais o número de clientes do Brasil, Vannier participa hoje de um evento em São Paulo, data que coincide com a inauguração, em Paris, das concorridas vitrines e árvore de Natal da loja.
"A clientela brasileira da Galeries Lafayette é majoritariamente feminina e compra sobretudo roupas e acessórios. Ela conhece bastante sobre moda", disse Vannier ao Valor pouco antes de embarcar para o Brasil. A loja na Ópera acaba de remodelar seus três andares exclusivamente dedicados à moda feminina e também integrou inúmeras novas marcas, como a do estilista italiano Giambattista Valli e a inglesa Ted Baker.
A Galeries Lafayette também está ampliando o serviço de "personal shopper", funcionário que auxilia nas compras, contratando inclusive pessoas que falam português. "O 'personnal shopper' é mais comum nos grandes shoppings no Brasil do que na França. Vamos reforçar isso. Os serviços são algo importante para os brasileiros", afirma o diretor.
Segundo ele, as vendas para o consumidor brasileiro continuam crescendo, mas a taxas menores do que as registradas há alguns anos. "A conjuntura econômica mudou. Há desaceleração nos emergentes e o euro se valorizou em relação a várias moedas, como o real, mas os brasileiros permanecem uma bela clientela", diz Vannier.
Uma coisa é certa: as vitrines de Natal, com bichinhos mecânicos e paisagens de floresta encantada, inauguradas hoje, deverão atrair boa parte dos turistas que visitam Paris e os franceses em geral. Pela primeira vez, a árvore de Natal, de 20 metros de altura, que fica sob a famosa cúpula de vidro da loja, também terá, a cada hora, uma animação com personagens que se movimentam em um vilarejo.
A Galeries Lafayette também vem reforçando sua expansão internacional. Após inaugurar uma unidade em Jacarta, na Indonésia, em junho, foi a vez de Pequim ganhar, recentemente, uma Galeries Lafayette. A clientela chinesa é massiva na loja em Paris. Não há projetos atualmente de uma inauguração no Brasil, diz Vannier.
Veículo: Valor Econômico