A Nestlé vai vender toda sua participação de 10% na fabricante suíça de aromatizantes Givaudan, dando sequência ao plano para reorientar o foco de suas operações e reordenar seu balanço patrimonial.
A empresa suíça de alimentos havia adquirido a participação, hoje avaliada em torno de 1 bilhão de francos suíços (US$ 1,11 bilhão), quando vendeu a fabricante de ingredientes FIS à Givaudan em 2002, em transação envolvendo dinheiro e ações.
A venda está sendo administrada pelo Goldman Sachs, num processo acelerado de sondagem de intenções de investimento. A Nestlé vai anunciar os resultados da transação posteriormente.A multinacional informou estar "muito satisfeita" com sua participação, cujo valor mais do que dobrou desde 2002, mas avalia que este é o momento certo para vender.
A busca de um comprador acontece um mês depois de a Nestlé ter vendido a maior parte da Jenny Craig, sua marca de dietas para perda de peso, ao grupo de "private equity" americano North Castle Partners. O CEO da Nestlé, Paul Bulcke, tenta aumentar a lucratividade da empresa por meio da venda de negócios com desempenho abaixo da média.
As marcas PowerBar e Lean Cuisine, que também têm tido performance inferior à média, são vistas pelo mercado como os próximos ativos a serem negociados.A maior dúvida que paira sobre a Nestlé, no entanto, é o que a empresa vai decidir fazer com sua participação de 29% na L'Oréal, avaliada em cerca de € 22 bilhões. Após notícias sobre a venda na participação da Givaudan, as ações da L'Oréal subiram 3,4% em Paris.
Veículo: Valor Econômico