Não estranhe se você notar que o shoyu de alguns restaurantes japoneses da cidade está com coloração mais clara e sabor que lembra mais um vinho que o molho de soja ao qual já está acostumado. Você pode estar provando o Tokusen Marudaizu, um shoyu especial produzido no Japão com grãos inteiros de soja, trigo e salmoura. Esse molho, feito com uma seleção especial (tokusen) de grãos de soja (daizu) inteiros (maru), é diferente dos outros molhos encontrados por aqui, já que os nacionais ou importados de Cingapura, disponíveis no mercado brasileiro, são feitos com milho em vez de trigo.
"A receita com soja triturada, trigo e salmoura é tradicional no Japão. A substituição do trigo pelo milho, como acontece no Brasil, faz com que o sabor, o aroma e a cor sejam diferentes, já que o milho não alcança os padrões japoneses", explica Kazuya Mori, diretor da Kikkoman, que trouxe o produto ao País. "O Tokusen Marudaizu se destaca até no Japão, pois é feito com os grãos da soja íntegros, o que intensifica seu sabor."
O Brasil é o primeiro país depois do Japão a vender esse shoyu sofisticado. Por enquanto, foram distribuídas apenas mil embalagens em São Paulo, que devem ser encontradas em restaurantes japoneses e na distribuidora Zendai (2577-1990). A venda do produto, envasado em duas versões, a tradicional e less salt (com menos sal), deverá ser intensificada em abril, segundo a distribuidora. A embalagem com 100 ml vai custar em torno de R$ 8.
Veículo: O Estado de S.Paulo