As pessoas passam um terço de sua vida dormindo. Nada melhor do que um ambiente agradável que transmita tranquilidade, conforto e bem-estar. Roupas de cama coloridas e luxuosas são novas apostas para dar graça e criatividade ao quarto - consideradas como as novas tendências decorativas da casa.
Investindo em tonalidades e designs inusitados as grifes trazem novos conceitos de moda para o segmento, aliando o sono agradável à um quarto moderno, customizado e alegre. "Hoje o quarto deixou de ser somente o local onde se dorme, mas sim um cômodo fundamental da casa", diz a sócia e diretora de criação da Trousseau, Adriana Trussardi.
Com o mesmo cuidado que se tem com as roupas, o consumidor "veste" a cama de acordo com sua personalidade. Colchas, almofadas, travesseiros e lençóis montam o ambiente, do discreto ao arrojado. Estampas grandes - florais, bolas, listras - e cores fortes e vivas - pink, laranja, verde-limão, amarelo gema, preto, cinza e marrom - são apostas da Trousseau, Buddemeyer e Zelo para a coleção de inverno. "Cerca de 15% do consumo da Trousseau são em cores fortes", afirma Adriana.
As tonalidades pastéis, mais comuns entre dormitórios brasileiros, também surgem em novas propostas. Lilás, rosa e azul misturam-se com o branco das colchas e lençóis da marca Marlene, Blue Gardenia e na coleção de verão da Trousseau (a marca segue o calendário da moda quando o assunto é lançamento). "Peças básicas com tecidos finos traduzem a nossa produção. O cliente deve comprar aquilo que o faz sentir-se bem. Também aposto nos acessórios personalizados, já que o quarto reflete o que o dono é", acredita a diretora de marketing e desenvolvimento de produto da Marlene, Hilma Tavares.
Com 20 anos no mercado, a Blue Gardenia trouxe para a coleção desse ano capas de tecido duvê , feitas com plumas de ganso, e almofadas bordadas - com cristais, conchas e madrepérolas. "A roupa de cama deve ter uma sincronia com a decoração do quarto. É mais indicado ousar nas capas e acessórios em dormitórios de cores neutras. Lençóis brancos, com bordados e rendas são mais fáceis de combinar com o resto do enxoval", afirma a empresária da grife, Mirian Gotfryd. Inovando também no aroma, os lençóis da a Blue Gardenia vem acompanhados de um spray renovador e purificador de bactérias e fungos, com leve aroma de flor de laranjeira. "Esse produto deixa a roupa de cama sempre com cheiro de limpinha", diz.
As peças mais procuradas na Zelo são os edredons Ao trabalhar diferentes opções de cores e estampas, a marca propõe "criar um ambiente temático ou misturar estampas", diz a designer da Zelo, Luciana Arantes, que não acredita em padrões para montar um conjunto básico de roupas de cama - travesseiros, porta-travesseiros, edredon e almofadas. Sem uma regra pré-estabelecida para decorar o quarto, arquitetos e designers também apostam no "sentir-se bem". "Em 90% dos casos primeiro decide-se a cor do quarto, geralmente cores pastéis, pois transmitem tranquilidade. A roupa de cama compõe o ambiente dando vida e cor ao quarto. É uma boa opção investir nos acessórios, são mais baratos e pode-se variar mais", sugere a arquiteta, Patrícia Anastassiadis.
Proporcionando ao consumidor harmonia e requinte, a linha BudFashion da Buddemeyer acredita na extravagância para as colchas e simplicidade para os lençóis. "O setor pede novas propostas e qualidade. Trabalhamos nas peças com cetim de algodão de 270 fios. Um tecido mais delicado faz a diferença, principalmente no clima tropical", diz o superintendente de marketing da grife, Carlos Alberto Soares.
Na busca pelo conforto, a qualidade dos produtos é fundamental para um bom sono. Tecidos de algodão acima de 200 fios são mais indicados. A linha White Collection da Trousseau traz um algodão egípcio, o Guiza. "Nós importamos o algodão da região Guiza 45. Ele dá um toque especial à peça. Por ser colhido manualmente, todas as suas impurezas são retiradas resultando em um acabamento melhor", afirma Adriana, que também importa cobertores e travesseiros da Itália, Estados Unidos, Alemanha e Suíça. Os lençóis de 300 fios, com toque de seda, são os propostos pela Casa Almeida. "Optamos por um toque acolhedor e agradável para a coleção que apresenta cores vibrantes sempre combinadas com as toalhas de banho", afirma o diretor da marca Sérgio Lapporta.
Veículo: Gazeta Mercantil