Foi inaugurado ontem o Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba. O centro servirá como importante suporte logístico e viabilizará a comercialização dos queijos produzidos na região para outros estados do Brasil. A região é conhecida por fabricar o tradicional queijo minas artesanal do Cerrado.
A construção do Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal é uma parceria entre a Empresa de Assitência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Prefeitura de Rio Paranaíba. O valor total do investimento foi de R$ 341.860,18. Os recursos são provenientes do MDA. A prefeitura doou o terreno e a Emater-MG ficou responsável pelo projeto e gestão dos recursos.
O centro é de responsabilidade da Emater-MG e será cedido para a Cooperativa Agropecuária de Produtores de Derivados de Leite do Alto Paranaíba (Cooalpa) pelo período de dez anos. A Emater-MG dará suporte técnico para os produtores tanto para funcionamento do centro como para assegurar a qualidade da produção. O espaço tem capacidade para maturar 11 toneladas de queijo por mês. Nesse primeiro momento serão beneficiados oito produtores.
"Os queijos produzidos nas propriedades serão encaminhados após sete dias de fabricação para o centro. Ao chegarem, passarão por um processo de seleção, serão lavados e armazenados na sala de maturação climatizada por um período de 15 dias. Após esse prazo, os queijos vão para a sala de acabamento e passarão por uma nova seleção. Em seguida, seguem para a sala de embalagem. A partir daí, estão prontos para serem expedidos ou estocados na câmara fria", explica o coordenador Técnico da Emater-MG, Albany Árcega.
O Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal de Rio Paranaíba é o segundo a ser implantado em Minas Gerais. O primeiro foi o do município de Medeiros, no Sudoeste do Estado, onde é tradicionalmente fabricado o queijo minas artesanal Canastra.
Legalização - De acordo com Albany Arcega, os centros viabilizam um acordo entre o Ministério da Agricultura e os serviços de inspeção sanitária do Estado, coordenados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para a emissão de documento que legaliza a comercialização do queijo minas artesanal para outros estados brasileiros. Esse documento é equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), do Ministério da Agricultura.
Veículo: Diário do Comércio - MG