Após um ano em que a concorrência de players internacionais acirrou a disputa com as marcas brasileiras, 2014 prometer ser o ano de vendas aquecidas. Segundo estimativas do Pyxis Consumo, do Ibope, a perspectiva é que cada brasileiro gaste, em média, R$ 810,84 com vestuário. O valor é 3% superior ao projetado em 2013, quando a média nacional foi de R$ 786 per capita. O consumo total de vestuário pelos consumidores brasileiros deve encerrar o ano com um volume de R$ 138 bilhões.
De acordo com o estudo, as classes C e B serão as maiores consumidoras, com 41% e 40% do potencial de consumo, respectivamente. Em reais, o potencial de consumo da classe C é de R$ 56,2 bilhões e o da classe B, R$ 54,9 bilhões, A classe A deve representar 11% do consumo total do país, com gastos de R$ 15,1 bilhões. As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para o varejo de moda, com potencial estimado para 2014 de 8%, atingindo R$ 11,6 bilhões.
Regiões
A Região Sul é a que possui a maior expectativa de gasto por habitante, com R$ 941,67, seguida da Região Centro-Oeste, com R$ 917,49, e da Região Sudeste, com R$ 863,49. Os moradores da Região Norte devem gastar R$ 695,98 e os do Nordeste, R$ 632,11. Considerando as classes socioeconômicas na análise por região, o Sudeste concentra o maior potencial em todas as classes. O destaque fica para a classe B, com R$ 29,1 bilhões, seguida pela classe C, com R$ 26,9 bilhões. Os índices mais baixos estão quase todos concentrados na Região Norte, onde a soma de todas as classes deve atingir R$ 8,7 bilhões. A exceção são as classes D e E do Centro-Oeste, grupo que apresenta o menor potencial de consumo dentro todos, de R$ 849,1 milhões. O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto aos varejistas.
Veículo: DCI