Com a finalidade de orientar empresas que oferecem benefício refeição aos funcionários, a Ticket, pioneira e líder no setor de refeição e alimentação-convênio, disponibiliza o programa Pesquisa +Valor, atualizado com os dados da pesquisa Preço médio refeição - 2014, realizada pela Assert, - Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador. O hotsite (www.pesquisamaisvalor.com.br) permite que empresas e consumidores pesquisem os valores médios das refeições e cestas básicas em diferentes regiões do País.
A iniciativa da Ticket apoia os gestores de Recursos Humanos para que possam oferecer o benefício refeição com valor mais aproximado ao praticado na sua região, evitando que o trabalhador tenha que repor a diferença antes da próxima recarga, retirando de sua remuneração. Ou descuide da qualidade da alimentação, consumindo refeições mais econômicas, porém com baixo valor nutricional.
Preços da alimentação fora de casa
Segundo o estudo, que contemplou mais de 4.600 entrevistas em estabelecimentos comerciais (padarias, bares, lanchonetes, e restaurantes), o preço médio da refeição fora de casa é de R$ 30,14 e quase todas as regiões do País superaram esta quantia. O custo mais elevado ficou na região Centro-oeste, com média de R$ 31,44, seguida da região Norte, R$ 30,97. As regiões Sul e Nordeste ficaram abaixo da média nacional, apresentando respectivamente a média de R$28,20 e R$29,78.
Todas as refeições incluem prato principal, bebida, sobremesa e café e estão inseridas nos sistemas comercial, autosserviço, executivo e a la carte oferecidos de segunda à sexta-feira em estabelecimentos que recebem vales e tíquetes refeição.
Para conhecer todos os valores acesse: www.pesquisamaisvalor.com.br.
Alimentação Saudável
Atrelado ao aumento do custo da refeição fora de casa está a preocupação com a qualidade na alimentação. Neste sentido, a Ticket oferece desde 2012 o Programa Avante que busca reforçar a conscientização do trabalhador brasileiro sobre os benefícios das refeições mais equilibradas com uma série de iniciativas educacionais para estimular novos hábitos, da produção ao consumo de alimentos, na hora do almoço.
Os dados que subsidiaram o lançamento do programa foram fornecidos, também, pela pesquisa da Assert. E este ano a realidade continua a comprovar sua relevância. Segundo pesquisa, o trabalhador está mais preocupado com a alimentação, o aumento foi percebido pelos estabelecimentos com o consumo maior de frutas de 61%. No caso de verduras e legumes, o crescimento foi de 69% e a preferência por suco natural alcançou 70%. Em restaurantes executivos, o aumento foi de 80%.
A pesquisa também indica que os donos dos estabelecimentos estão preocupados em oferecer alimentação saudável aos clientes. Mais de 50% deles se mostraram atentos a esta questão.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ticket