Bruna Kfouri
SÃO PAULO
A Alca Foods, uma das maiores fabricantes de cereais matinais do Brasil, aposta em um avanço de 15% nas vendas em 2014. Na visão da empresa, o crescente interesse da população pelos alimentos considerados mais saudáveis seguirá aquecendo os negócios nos próximos anos.
"O mercado de cereal não para de crescer no País. Nos últimos dez anos essa expansão alternou, em média, entre 8% e 11%", diz o gerente comercial da Alca Foods, Roberval Filho, em entrevista ao DCI. Já a empresa, segundo o executivo, registrou um aumento entre 15% e 20% ao ano, em seus negócios, no mesmo período de análise.
Há seis anos apenas 20% dos lares brasileiros incorporavam esse produto em suas cestas de alimentos, de acordo com Filho. Mas essa configuração mudou nos últimos anos. Agora, cerca de 40% da população nacional já adicionaram cereais ao seu cardápio, segundo o executivo.
"Isso mostra que ainda existe espaço para crescer", diz Filho. Pensando na possibilidade de ampliar os seus negócios, a Alca investiu cerca de R$ 4,5 milhões para expandir seu parque fabril, localizada em Itumbiara (GO).
A área disponível passou de 10 mil m² para 13,5 mil m², o que também ampliou o espaço de estocagem. Segundo Filho, essa expansão também elevou em 30% a produção da companhia. "Agora nossa produção atinge cerca de 1,5 mil toneladas por mês", acrescenta o gerente.
Oportunidades
Ampliar a atuação para o Norte e Nordeste é outro grande objetivo da Alca Foods nos próximos anos. De acordo com o gerente comercial da marca, o Sul, Sudeste e Centro-Oeste já são responsáveis por quase 90% das vendas anuais da companhia. "Com a expansão fabril nós poderemos explorar mais os mercados das Regiões Norte e Nordeste. Essa é uma grande oportunidade", afirma.
Segundo o gerente comercial da Alca Foods, a companhia de origem brasileira, ocupa a segunda posição no mercado de cereais matinais no País. A grande líder da categoria no Brasil é a empresa estadunidense Kellogg's. "Ainda é difícil para nós alcançá-los", conclui Filho.
Veículo: DCI