Foi publicada na sexta-feira, no "Diário Oficial da União (DOU)", a Portaria Interministerial nº 710, que estabelece parâmetros para a liberação de milho em grãos dos estoques públicos na forma de venda direta, a ser operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As operações vão atender os municípios localizados na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Em Minas Gerais, 93 cidades - localizadas no Norte do Estado e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri - fazem parte da área de abrangência.
A portaria beneficia criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, situados e com atividade nos municípios atingidos pela seca. A quantidade disponibilizada para o programa é de 180 mil toneladas, sendo 30 mil toneladas por mês. O limite de aquisição por beneficiário/mês é de 3 mil quilos e o preço de venda é de R$ 23,10 por saca de 60 quilos.
As características do beneficiário para participar do programa serão avaliadas por meio de informações prestadas ao Sistema de Cadastro Técnico/Programa de Vendas em Balcão da Conab. A portaria interministerial terá vigência até 31 de dezembro deste ano. (DA REDAÇÃO)
Veículo: Diário do Comércio - MG