Em visita ao DCI, o diretor do grupo Eletrolar Carlos Clur, organizador da maior feira de bens duráveis da América Latina, a Eletrolar Show, contou ontem que apesar do cenário incerto da economia este ano, o mercado deve ter crescimento, puxado principalmente pelos lançamentos apoiados em novas tecnologias.
Segundo ele, o setor envolve 30 mil representantes - tanto da indústria como do varejo de eletrodomésticos, eletrônicos, TI e telefonia -, e conta com um faturamento estimado em R$ 100 bilhões ao ano. Para 2014, ele acredita que alguns segmentos terão até mais destaque nas vendas. "Acredito no potencial dos eletroportáteis, de produtos como a fritadeira sem óleo [campeã de vendas], além de ventiladores, refrigeradores e, claro, smartphones. Os produtos de fitness e voltados ao bem-estar, além de aparelhos para higiene e beleza, também vão ter destaque", apontou. Clur destaca que o consumidor tem o impulso da compra baseada ou na necessidades da troca de um produto, ou no desejo de adquiri-lo. Nesse sentido, "as campanhas publicitárias e os lançamentos chamam bastante a atenção".
Feira que cresce
A feira Eletrolar Show está em sua 9ª edição e acontecerá de 15 a 18 de setembro de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este ano serão expostos mais de 10 mil produtos de 1.000 marcas, uma delas a Positivo Informática, que lançará sua nova linha de smartphones. A empresa está atenta ao setor, que contou no ano passado com a venda de 68,6 milhões de celulares no País, segundo a consultoria IDC. Deste total, 36,1 milhões foram justamente smartphones.
Afora isso, a feira patrocinará a vinda de 550 compradores de redes varejistas que não têm sede em São Paulo. Em 2013, foram 500 compradores. "O público visitante da feira responde por mais de 25 mil pontos de venda em todo o Brasil, sendo o investimento no evento deste ano próximo de R$ 30 milhões - 10% de crescimento sobre o ano passado." Informações: www.eletrolarshow.com.br.
Veículo: DCI