Flávia Milhassi
Adotar cartão próprio, investir em parceria com estilistas e promoções com preços competitivos são algumas das ações que têm ajudado redes de vestuário a enfrentar o aumento de competição no setor. Conhecidas também como lojas de departamento, elas hoje passam por um processo de reposicionamento. Mesmo consolidadas no mercado, empresas como Riachuelo, Marisa e Pernambucanas já sentem a pressão de players menores, como as redes Caedú e Loja Avenida, que vêm ganhado espaço e caindo no gosto do consumidor.
"Com um número maior de marcas, o consumidor pode procurar aquela que lhe trará benefícios, como forma de pagamento, qualidade dos produtos e descontos", disse a professora e coordenadora do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), Flávia Ghisi.
Após aporte de R$ 250 milhões do fundo de investimentos Kinea, o Grupo Avenida, que atua no Centro-Oeste, aposta no mercado paulista para ampliar sua presença, disse o presidente do grupo, Rodrigo Caseli. Com 105 lojas em operação, a empresa deve inaugurar mais 20 unidades até o fim do ano. Ter cartão próprio é tido como diferencial do grupo, com mais de 1 milhão de clientes.
Veículo: DCI