Camila Abud
No setor calçadista, uma das indústrias que virou franquia e aposta nessa área para crescer é a Samello, com a meta de passar das atuais 22 unidades em operação para 32 até o final do ano que vem. A empresa, há 88 anos no mercado, se tornou referência em produtos masculinos e iniciou há 15 anos um projeto voltado ao franchising. Por conta desse braço de negócios, a previsão é crescer 30% até 2015.
Embora já tenha exportado para 35 países diferentes e desenvolvido coleções exclusivas para marcas como as italianas Prada, Fratelli Rosseti e a americana Polo by Ralph Lauren, atualmente a empresa se dedica a fornecer ao mercado interno calçados de alto padrão de qualidade, acabamentos impecáveis e conforto extremo, sem contar a versatilidade dos modelos, como declarou o diretor da empresa Tom Mello.
O executivo ressaltou ainda que o mix da empresa é composto por calçados, pastas, mochilas, malas, cintos, carteiras, nécessaires, porta-ternos entre outros. Há também a linha de calçados femininos e a linha kids para crianças e adolescentes. Por conta do portfólio, parte da fabricação é terceirizada e outra é produzida em sua unidade em Franca (SP).
Com relação ao Projeto Franquia Samello, o diretor conta que há o suporte de outras empresas do grupo. Elas produzem solados e componentes: MSM Produtos para Calçados e Vaccaro Componentes em Couro para Calçados, respectivamente. Como diferencial da marca, o diretor da rede diz que a preocupação com a sustentabilidade se destaca, pois as embalagens são fabricadas com materiais biodegradáveis. Sobre o investimento na franquia, Mello conta que o valores variam de R$ 424 mil a R$ 712 mil (não incluso o ponto comercial) e a previsão de retorno é de 24 a 36 meses. "A Samello está em plena ascensão."
Veículo: DCI