A dinamarquesa Lego ultrapassou a Mattel, dona de marcas como Barbie e Hot Wheels, e se tornou a maior fabricante de brinquedos do mundo, tanto em lucro quanto em receita de vendas. Nos resultados do primeiro semestre de 2014, divulgados na quarta-feira, a companhia informa que suas vendas cresceram 15% e somaram US$ 2,05 bilhões. Já o lucro operacional no período avançou 12% ante 2013, para US$ 636 milhões.
A principal concorrente, Mattel, teve lucro de apenas US$ 7,2 milhões no período, refletindo o impacto da aquisição da Mega Brands, rival da Lego, por US$ 460 milhões. "Realmente não estamos dando atenção ao fato de sermos o número um", afirmou John Goodwin, diretor financeiro da Lego, ao jornal "Financial Times". "Esta não é uma meta nossa. Tiramos muito mais energia pelo fato de termos um crescimento maior que 10% em todas as três regiões do mundo consideradas pela Lego".
A Lego tem se associado a marcas populares como estratégia para conquistar o mercado, tendo acordos comerciais com as sagas Harry Potter e Star Wars. Além disso, a fabricante se beneficiou do sucesso do filme "Uma Aventura Lego", lançado neste ano. "Estamos entusiasmados pela recepção dos produtos do filme, que deram um impulso significativo nas vendas durante o primeiro semestre de 2014", afirma Goodwin em comunicado aos investidores da empresa.
Expansão - No período, a Lego registrou crescimento superior a 50% nas vendas na China, país em que a dinamarquesa acaba de instalar sua primeira fábrica. "Há um grande potencial na Ásia, ainda estamos aprendendo e no processo de construir nossa capacidade na região", disse Bali Padda, diretor de operações.
Apesar dos resultados favoráveis, os executivos ainda estão cautelosos em relação ao avanço. "Ainda é cedo para afirmar que esta boa performance irá se refletir no resultado consolidado do ano, já que a maioria das vendas da Lego acontecem no segundo semestre", afirma Goodwin, que destaca a importância das semanas que antecedem o Natal. (FP)
Veículo: Diário do Comércio - MG