Comemorada no mundo inteiro por ser a véspera do fim de semana, a sexta-feira costuma ser um dia para encontrar os amigos e tomar cerveja. Mas esse dia será ainda mais comemorado com a ação da Ambev, Dia da Responsa, que acontece em 25 países e leva aos pontos de vendas treinamento em consumo responsável. Realizada há 11 anos, a campanha pretende treinar 500 mil pessoas no mundo todo e tem a chance de entrar para o Guinness Book, como a ação com maior número de pessoas treinadas.
De acordo com o gerente de Marketing da Ambev em Minas Gerais, Rodrigo Cabaleiro, a campanha mobiliza 3 mil líderes da empresa, além de 250 colaboradores voluntários, sendo que cada uma dessas pessoas tem o compromisso de treinar funcionários em pelo menos dez pontos de venda, entre bares, restaurantes e distribuidores. A campanha acontece durante o ano todo e o objetivo é alcançar 60 mil pessoas treinadas no mês de setembro e 5 mil somente na sextas-feira.
Em Minas Gerais, a campanha atinge nove cidades, sendo que as ações mais fortes acontecem em Belo Horizonte, Contagem (RMBH), Sete Lagoas, na região Central e em Jequitinhonha, no Vale do Jequitinhonha. Nesse último município, a ação conta com o apoio da organização não governamental Oficina de Imagem, que promove um bicicletaço para chamar a atenção da população. Na Capital, o principal alvo é a região Centro-Sul, onde se concentra a maior parte dos bares e restaurantes.
Medidas - O gerente explica que o treinamento é feito com os garçons, gerentes e outros funcionários que fazem o atendimento ao público nos pontos de vendas. Uma equipe da Ambev leva um cartaz lembrando a necessidade de comprovar a maioridade para comprar bebida alcoólica e um vídeo, que traz as principais medidas para se combater o consumo irresponsável.
"As principais questões abordadas no treinamento são a necessidade de se checar se o cliente e maior de 18 anos e o alerta para a combinação de bebida e direção. Os donos dos estabelecimentos são ensinados a incentivar o motorista da rodada e a cobrar dos clientes o consumo responsável", explica.
Cabaleiro explica que a campanha tem grande importância para a Ambev, que tem interesse que a cerveja continue sendo associada à alegria e à festa. Ele afirma que a empresa não tem interesse no lucro proveniente do consumo irresponsável da bebida e, por isso, incentiva o bom comportamento de seus clientes. "Queremos transformar o mundo em um lugar melhor com pessoas consumindo a cerveja de forma responsável", finaliza.
Veículo: Diário do Comércio - MG