O futuro da fábrica da Novartis, empresa do setor de medicamentos que está se instalando em Jaboatão dos Guararapes, está sendo revisto. O projeto foi desenhado para produzir proteínas recombinantes para a vacina contra meningite B, porém, com a recente aquisição da Novartis Vacinas pela GlaxoSmithKline, a empresa está analisando o que o será produzido na unidade pernambucana.
Segundo informações da Novartis, esse foi um acordo em escala mundial, incluindo também o Brasil, e está em revisão pelas autoridades de vários países. O posicionamento sobre o assunto deve ser anunciado nos próximos seis a nove meses. “Nesse período, alguns investimentos e atividades na fábrica estão em espera, o que não significa que o projeto venha a ser interrompido, mas permitirá o correto ajuste na configuração da planta quando tivermos mais clareza do seu direcionamento dentro dos próximos meses”, diz a nota enviada ao Diario.
Ainda no texto, a empresa reforça que essa reestruturação não interfere na continuidade da construção civil da planta, que permanece sob tutela da Novartis.
Obras
O projeto da fábrica da Novartis em Jaboatão dos Guararapes possui 21 hectares. O investimento no local chega a R$ 1 bilhão. Pelo cronograma inicial, a obra seria concluida no próximo ano para que a transferência da tecnologia da planta acontecesse em 2016. Sendo assim, a produção seria iniciada no primeiro semestre de 2017. Quando estiver em operação, a fábrica deve gerar 120 empregos diretos.
Veículo: Diário de Pernambuco