A Mars, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, vai aumentar sua atuação no mercado brasileiro. Boa notícia para quem é fã do confeito M&M's, carro-chefe da empresa e um dos doces de chocolates mais populares do planeta. "Vamos aumentar a capacidade de produção dessa linha em até 35%", diz o presidente da Mars Brasil, Filipe Ferreira. Para isso, a companhia com sede nos Estados Unidos está investindo R$ 20 milhões na fábrica que tem no país, em Guararema, a 80 km de São Paulo.
Produzindo no país há apenas seis anos, a Mars faturou com seus chocolates no ano passado R$ 100 milhões, um resultado 50% acima do conquistado em 2007, segundo Ferreira. O percentual é surpreendente já que, conforme estimativa preliminar da Associação das Indústrias Brasileiras de Chocolates, Cacau, Balas e Derivados, o mercado nacional cresceu 12% em 2008.
O pulo do gato da Mars, segundo Ferreira, foi melhorar a comunicação da empresa com os pontos de venda. "O número de pontos de venda continua o mesmo, mas eles estão com um giro 125% maior que há 18 meses", explica o presidente.
Foi há 18 meses, aliás, que a empresa reviu sua estratégia no país. "Em 2007, decidimos focar nosso negócio em chocolates", diz Ferreira. As vendas de alimentos (como arroz e temperos) e de comida para cães e gatos cresceram 10% e 23%, respectivamente, em 2008.
"Em chocolates, planejamos crescer mais 20% em 2009 mas acredito que vamos superar essa meta", disse o presidente. Ele aposta no crescimento da Linha M&M's que já deve estar com novos produtos antes da Páscoa, em 12 de abril. "Vamos lançar ovinhos M&M's, que é um produto novo no Brasil mas de bastante sucesso em outros países onde a Mars atua", conta o executivo. Também vão chegar ao mercado novas embalagens e sabores diferentes para a linha. Mas o grande lançamento é o M&M's gigante. "É surpresa, mas o produto vai ser lançado em caixinhas em formato de uma lentilha gigante", conta Ferreira.
A Mars tem hoje apenas 2% do mercado nacional, que segundo a Nielsen movimentou em 2007 no varejo ao consumidor R$ 2,9 bilhões (excluem-se chocolates para derreter, vendas das butiques de chocolate e outras segmentações). No entanto, é líder no formato confeito, com 35% das vendas concentradas em M&M's. Outro 'best seller' da companhia é o chocolate Twix, que fica classificado com 10% das vendas entre os 'candy bar', categoria liderada pelo Bis, da Lacta.
"Metade do mercado brasileiro está em bombons e um terço fica para tabletes", conta o presidente. Nessas duas categorias, que englobam quase 85% das vendas, há, segundo ele, uma grande concentração de empresas, lideradas pela Nestlé, pela Garoto (comprada pela Nestlé em 2004) e pela Kraft Foods. Por isso, a estratégia da Mars é crescer nos setores em que o número de fabricantes é maior, ou seja, em 'candy bars' e confeitos. Os dois formatos, segundo a Nielsen, somam 13,2% do mercado em volume, sendo 3,3% para 'candy bars' e 9,9% para confeitos. A ideia é fazer essa participação chegar a 20%. "Queremos ter um pedaço grande do mercado nacional de chocolates e vamos conseguir isso crescendo nessas fatias."
Veículo: Valor Econômico