Mars Brasil investe R$ 20 milhões para produzir mais M&M's

Leia em 2min 50s

A Mars, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, vai aumentar sua atuação no mercado brasileiro. Boa notícia para quem é fã do confeito M&M's, carro-chefe da empresa e um dos doces de chocolates mais populares do planeta. "Vamos aumentar a capacidade de produção dessa linha em até 35%", diz o presidente da Mars Brasil, Filipe Ferreira. Para isso, a companhia com sede nos Estados Unidos está investindo R$ 20 milhões na fábrica que tem no país, em Guararema, a 80 km de São Paulo. 

 

Produzindo no país há apenas seis anos, a Mars faturou com seus chocolates no ano passado R$ 100 milhões, um resultado 50% acima do conquistado em 2007, segundo Ferreira. O percentual é surpreendente já que, conforme estimativa preliminar da Associação das Indústrias Brasileiras de Chocolates, Cacau, Balas e Derivados, o mercado nacional cresceu 12% em 2008. 

 

O pulo do gato da Mars, segundo Ferreira, foi melhorar a comunicação da empresa com os pontos de venda. "O número de pontos de venda continua o mesmo, mas eles estão com um giro 125% maior que há 18 meses", explica o presidente. 

 

Foi há 18 meses, aliás, que a empresa reviu sua estratégia no país. "Em 2007, decidimos focar nosso negócio em chocolates", diz Ferreira. As vendas de alimentos (como arroz e temperos) e de comida para cães e gatos cresceram 10% e 23%, respectivamente, em 2008. 

 

"Em chocolates, planejamos crescer mais 20% em 2009 mas acredito que vamos superar essa meta", disse o presidente. Ele aposta no crescimento da Linha M&M's que já deve estar com novos produtos antes da Páscoa, em 12 de abril. "Vamos lançar ovinhos M&M's, que é um produto novo no Brasil mas de bastante sucesso em outros países onde a Mars atua", conta o executivo. Também vão chegar ao mercado novas embalagens e sabores diferentes para a linha. Mas o grande lançamento é o M&M's gigante. "É surpresa, mas o produto vai ser lançado em caixinhas em formato de uma lentilha gigante", conta Ferreira. 

 

A Mars tem hoje apenas 2% do mercado nacional, que segundo a Nielsen movimentou em 2007 no varejo ao consumidor R$ 2,9 bilhões (excluem-se chocolates para derreter, vendas das butiques de chocolate e outras segmentações). No entanto, é líder no formato confeito, com 35% das vendas concentradas em M&M's. Outro 'best seller' da companhia é o chocolate Twix, que fica classificado com 10% das vendas entre os 'candy bar', categoria liderada pelo Bis, da Lacta. 

 

"Metade do mercado brasileiro está em bombons e um terço fica para tabletes", conta o presidente. Nessas duas categorias, que englobam quase 85% das vendas, há, segundo ele, uma grande concentração de empresas, lideradas pela Nestlé, pela Garoto (comprada pela Nestlé em 2004) e pela Kraft Foods. Por isso, a estratégia da Mars é crescer nos setores em que o número de fabricantes é maior, ou seja, em 'candy bars' e confeitos. Os dois formatos, segundo a Nielsen, somam 13,2% do mercado em volume, sendo 3,3% para 'candy bars' e 9,9% para confeitos. A ideia é fazer essa participação chegar a 20%. "Queremos ter um pedaço grande do mercado nacional de chocolates e vamos conseguir isso crescendo nessas fatias." 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Paranaguá aproveita recesso de Itajaí para crescer em congelados

 Embora boa parte do resultado se deva a transferência deste tipo de carga ao Paraná pelo Porto de Ita...

Veja mais
Paranaguá aproveita recesso de Itajaí para crescer em congelados

 Embora boa parte do resultado se deva a transferência deste tipo de carga ao Paraná pelo Porto de Ita...

Veja mais
Um pouco menos

A rede de supermercados Wal-Mart anunciou ontem que irá demitir 800 de seus funcionários administrativos n...

Veja mais
Ajinomoto compra

Norio Yamaguchi, presidente mundial da japonesa Ajinomoto, anunciou que a empresa planeja fazer aquisições...

Veja mais
Adiamento de projeto

A Suzano Papel e Celulose adiou para o fim do segundo trimestre deste ano a aprovação pelo conselho de adm...

Veja mais
Carrefour paga indenização de R$ 80 milhões a ex-presidente

Francesco De Marchi Gherini, o executivo francês nascido na Itália que trouxe o Carrefour para o Brasil na ...

Veja mais
Grão sem fronteiras

A Granfino, indústria especializada em produtos derivados de milho, arroz e feijão, quer transpor fronteir...

Veja mais
Reajustes salariais serão menores em 2009

Nos últimos três anos, os reajustes salariais coletivos concederam aos empregados ganhos reais (isto &eacut...

Veja mais
"Garantir o previsível para superar o imprevisível"

Depois de 47 anos de íntima relação com a cafeicultura, Luiz Marcos Suplicy Hafers, de 73 anos, nas...

Veja mais