Os eletrônicos e eletrodomésticos são as categorias de produtos que mais devem ser adquiridas pelos brasileiros no próximo mês, segundo pesquisa da Ipsos encomendada pela Fecomércio-RJ.
Dos 14,4% consumidores que disseram pretender comprar algum bem durável, 56,3% desejam adquirir equipamentos eletrônicos e 29,7% eletrodomésticos.Os televisores lideram a lista de intenções, com 22%, seguidos por aparelhos celulares (17,9%) e sofá (10,2%).
A intenção de compra de aparelhos celulares cresceu 8,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.O micro-ondas foi o que apresentou o maior recuo no planejamento de compras, de 9,5 pontos percentuais.
"Em razão da confiança menor, o consumidor deu uma freada nas dívidas e tomou menos crédito. Isso favoreceu a intenção de compras para o final do ano", afirma Christian Travassos, da Fecomércio-RJ.
A parcela de famílias que teve sobra no orçamento após o pagamento das contas foi de 29,5% em agosto, dois pontos percentuais a mais que no mesmo mês de 2013.
Veículo: Folha de S. Paulo