O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) atingiu 112 pontos em outubro, o que representa a maior pontuação desde janeiro e o primeiro crescimento na comparação anual desde março de 2013.
O indicador, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou avanço de 2,1% sobre setembro e de 1,2% sobre outubro do ano passado. "O resultado confirma a tendência de recuperação da confiança do consumidor", destacou a CNI em nota.
O cálculo leva em conta as expectativas do consumidor para um horizonte de seis meses em relação a inflação, emprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compra de bens de maior valor.
Quanto maior o índice, mais otimista é a avaliação dos consumidores. Quanto mais alto, maior é o percentual de respostas positivas, ou seja, maior a proporção de pessoas esperando queda na inflação ou no desemprego e aumento da renda pessoal, planejando aumentar as compras de bens de maior valor, com melhor situação financeira ou menos endividadas.
O crescimento do otimismo, segundo a CNI, reflete a melhora das expectativas sobre a evolução dos preços e do emprego.
Realizado em parceria com o Ibope Inteligência, o estudo ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 16 e 20 de outubro.
Veículo: DCI