A Berkshire Hathaway, companhia do bilionário investidor Warren Buffett, fechou acordo com a Procter & Gamble para comprar sua subsidiária de pilhas Duracell, em uma transação de cerca de US$ 4,7 bilhões.
Conhecida por sua longeva campanha publicitária do coelhinho, a Duracell foi posta à venda em outubro pela P&G, que argumentou que desejava se concentrar em menor número de marcas. A Berkshire Hathaway é a quinta maior acionista da P&G. Nos termos do acordo, deve receber US$ 4,7 bilhões em ações hoje controladas pelo grupo de investimento.
A P&G fará ainda uma injeção de caixa de US$ 1,8 bilhão na subsidiária antes da venda. A transação põe fim à associação entre Buffett e a P&G, uma das maiores fabricantes mundiais de bens de consumo, que remonta à aquisição da fabricante de lâminas Gillette, em 2005.
"A Duracell sempre me impressionou, como consumidor e investidor de longo prazo na P&G e na Gillette", afirmou Buffett. "É uma grande marca com produtos de alta qualidade e se enquadrará bem na Berkshire Hathaway." A Procter & Gamble informou que a transação estimava o valor da empresa em cerca de sete vezes sua receita anterior a juros, impostos, depreciação e amortização.
Separadamente, a empresa vendeu sua participação em uma joint venture de baterias sediada na China, saindo do mercado de baterias.
Veículo: Folha de S. Paulo