O grupo 3corações, tradicional processador de café do país, deu mais um passo em seu movimento de expansão no mercado nacional com a aquisição da marca do Café Itamaraty, com sede em Rolândia, no norte do Paraná.
Em despacho publicado no "Diário Oficial da União" de ontem, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou que não tem restrições à aquisição e que a 3corações obteve aprovação para comprar também os ativos relacionados à industrialização de café da companhia paranaense. Procurado, o grupo 3corações limitou-se a informar que não comenta "esse tipo de assunto".
Embora a Itamaraty - que pertence ao grupo J. Marino - tenha uma atuação diversificada no setor alimentício, no segmento de café tem porte médio, com significativa presença no mercado paranaense e penetração também em algumas regiões paulistas. Sua marca é considerada "forte" regionalmente, segundo uma fonte do segmento.
Nos documentos apresentados ao Cade, a Itamaraty explica que a operação é "uma boa oportunidade comercial", que lhe garantirá maior foco no desenvolvimento de outras atividades.
Nos últimos anos, a 3corações, que afirma ter se tornado líder no mercado brasileiro de café torrado e moído, seguiu a estratégia de adquirir marcas regionais importantes para seu movimento de expansão do Nordeste para o Sudeste. A companhia ganhou os contornos atuais em 2005, a partir de uma joint venture entre a São Miguel Holding - pertencente à família Lima, fundadora do Café Santa Clara, no Rio Grande do Norte (empresa que originou o grupo atual) - e a israelense Strauss, que comprara a marca 3corações em 2000.
Uma fonte do segmento comenta que a estratégia de ganhar espaço por meio de marcas regionais traz mais resultados do que a construção de uma marca nesses mercados. A mesma fonte observa que o mais recente negócio do grupo 3corações pode despertar um novo ciclo de aquisições, que teve movimentos importantes no fim da década de 1990 e meados dos anos 2000.
Veículo: Valor Econômico