Enquanto as vendas de computadores caíram 31% de janeiro a setembro, o comércio de dispositivos móveis, ou tablets, foi 20% superior ao registrado nos nove primeiros meses de 2013, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
De acordo com a Associação, as vendas do dispositivo móvel somaram 6,4 milhões de unidades de janeiro a setembro. Por sua vez, a comercialização de desktops, ou computadores de mesas somaram 3 milhões de unidades no período, enquanto as vendas de notebooks sofreram retração de 23%, indo a 4,6 milhões de unidades vendidas.
Com isso, o total do mercado de PCs atingiu 14,1 milhões de unidades no acumulado do ano, 10% a menos do que o registrado entre janeiro e setembro de 2013. Ao final de setembro de 2014, os tablets representavam 47% do mercado total no Brasil.
Para o final do ano, a perspectiva de vendas de tablet deve ganhar um reforço com a recente autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de comércio dos novos iPad Air 2 e iPad Air Mini 3, da Apple, no Brasil. Como aconteceu no ano passado, a americana aproveita o aquecido final do ano no comércio para oferecer o aparelho em todo o País.
Veículo: DCI