Produção terá que crescer 40% até 2020

Leia em 2min 40s

Com o aumento da população, esta é a fatia que caberá ao país para atender à demanda mundial por alimentos

 

 



Nos próximos anos, o mundo aumentará consideravelmente a demanda por alimentos, ocasionado pela elevação no número de habitantes, pela migração da zona rural para a urbana e pelo crescimento da renda per capita. Com isso, a produção de alimentos deve aumentar em 20% até 2020 e, dentro deste contexto, o Brasil tem papel fundamental. A consideração é do ex-ministro e professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Alberto Duque Portugal, em palestra ministrada nesta semana na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O professor da FDC, que também já presidiu a Embrapa e é doutor em sistemas agrícolas, apresentou dados que mostram que o Brasil deverá ampliar em 40% sua produção até 2020 para atender à necessidade mundial de alimentos. "A estimativa de crescimento anual dos produtores rurais brasileiros é de 3,5%, então, o nosso desafio é muito grande. Mas vale ressaltar que somos os mais capacitados para atender este objetivo", destacou o palestrante, considerando que o Brasil possui vantagens dinâmicas e competitivas no mercado internacional.

Segundo Portugal, a maior parte do crescimento populacional está localizada nos países dos continentes asiáticos e africanos, regiões que não apresentam expectativas mais representativas de aumento do volume da produção agropecuária. "Num futuro próximo, a fração da produção agrícola a ser comercializada será cada vez maior, considerando o aumento da população mundial que não acompanha a distribuição de terras aráveis e a capacidade de geração de alimentos".

A produção do setor, segundo Portugal, cresceu 220% entre 1990 e 2013, enquanto que a área, em nível bem menos expressivo, subiu 40%. "Este resultado é fruto do crescimento da produtividade que, no período analisado, aumentou 128%, graças ao uso da tecnologia. E não há como deixar de elevar a produtividade porque é ela que faz o produtor se manter competitivo no mercado e ganhar dinheiro".


Desafios - Entre os desafios a serem superados pelo setor para atingir a meta de produção, Portugal citou a escassez de mão de obra e a concentração da produção. "Atualmente, 0,7% dos produtores produzem 52% do valor bruto da produção do Brasil, ou seja, está muito concentrado a mão de obra tanto em quantidade como no nível de produtividade".

Para o especialista, o produtor precisa ficar atento à administração da sua propriedade. "Tem que se tratar também a gestão, tanto dentro do negócio, como por exemplo a governança, a análise de risco, como fora da porteira, como política pública, a participação do produtor".

Após a palestra, foi realizado o encerramento do curso "Gestão do Agronegócio em Empresas Familiares", promovido pela Fundação Dom Cabral. A turma foi composta por 30 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao agronegócio. Segundo o coordenador de projetos da FDC, Eduardo Mozeli, a qualificação, com duração de nove meses, abordou técnicas de gestão para acionistas familiares. "O objetivo foi capacitar os produtores rurais com temas que vão de governança a acordo entre sócios". As informações são da Famasul.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Rapper norte-americano Snoop Dogg representará cachaça mineira nos EUA

Depois de a cachaça ter conquistado o título de produto tipicamente brasileiro pelo governo dos Estados Un...

Veja mais
Embaré adia aportes em nova unidade

Fabricante de alimentos com planta em Lagoa da Prata atribui decisão às incertezas do atual cenário...

Veja mais
Estoques altos devem dificultar vendas no varejo de moda

Os altos níveis de estoques podem atrapalhar as empresas de varejo de moda nos últimos e mais importantes ...

Veja mais
Confiança do consumidor recua em novembro, diz FGV

A confiança do consumidor caiu 6,1% em novembro, após recuar 1,5% em outubro e avançar 0,7% em sete...

Veja mais
Produção de leite cresce 35 % no Ceará

O setor leiteiro apresentou um aumento estimado em 35% na produção de leite no acumulado do ano (janeiro a...

Veja mais
Via Varejo inaugura lojas de telefonia 'multioperadora'

A Via Varejo, do Grupo Pão de Açúcar, controladora das redes Casas Bahia e Ponto Frio, inaugurou ne...

Veja mais
Minerva fará novos investimentos na América do Sul

O frigorífico Minerva Foods elegeu a América do Sul como prioridade para novas aquisições. N...

Veja mais
Morre Samuel Klein, o rei do carnê

Samuel Klein dizia que pagava bem e não pisava em ninguém. Certa vez, numa entrevista anos atrás, c...

Veja mais
Gasto mundial com medicamentos atingirá US$ 1,3 tri devido a novos remédios

O gasto mundial com medicamentos atingirá quase US$ 1,3 trilhão até 2018, com a chegada ao mercado ...

Veja mais