A italiana Pirelli, maior fabricante de pneus no Brasil, acaba de nomear o executivo Paolo Ferrari para assumir o cargo de membro da diretoria-executiva da companhia na América Latina. Ferrari, que passará a exercer a função a partir de 1º de janeiro, manterá a denominação de CEO (Chief Executive Officer, em inglês) que mantinha na América do Norte.
Segundo comunicado da Pirelli, Ferrari se reportará diretamente ao presidente executivo e superintendente para América Latina, Paolo Dal Pino. A cargo do novo executivo da região ficarão as operações industriais, comerciais e de pesquisa e desenvolvimento, entre outras responsabilidades.
Com a chegada de Ferrari, Dal Pino vai poder se dedicar mais à gestão estratégica da Pirelli no Brasil e outros países da região. O executivo e Ferrari já trabalharam juntos na Itália nos setores de mídia e telecomunicações.
Atualmente, a fabricante italiana domina 50% das vendas de pneus para as montadoras de automóveis no Brasil. Suas principais concorrentes são a Goodyear, Bridgestone, além da alemã Continental, da japonesa Sumitomo. Todos concorrem também no mercado de reposição, que responde por 58% das vendas dos fabricantes no país, conforme dados da Anip.
Ferrari ocupava desde janeiro de 2012 os cargos de chairman (presidente do conselho de administração) e CEO da América do Norte. Conforme o comunicado da companhia, o executivo tem mais de 15 anos de experiência em multinacionais em diferentes setores. Caso de mídia e telecomunicações.
Ao mesmo tempo, informou a Pirelli, Gianfranco Sgro, quera era executivo de operações (COO) na região, está deixando a empresa.
Veículo: Valor Econômico