O programa Soja Plus implantado em Minas Gerais em agosto deste ano chegará ao Triângulo Mineiro em dezembro. A primeira cidade a receber o programa é Uberaba, no próximo dia 9; em seguida será lançado em Ituiutaba (10) e Uberlândia (11). O programa é uma parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo é promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades rurais de soja da região.
Com foco no médio produtor, o Soja Plus já está presente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Criado em 2011 pela Abiove e a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso), o programa é voluntário e adequado à realidade do produtor nacional. Todas as atividades e materiais necessários para a adesão são gratuitos. Por isso, o programa tem tido boa aceitação. Em quatro anos foram investidos nesses Estados R$ 20 milhões.
O programa oferece capacitação gratuita nas fazendas para melhorar a gestão por intermédio de assistência técnica in loco. Disponibiliza um conjunto de ferramentas para auxiliar o produtor rural nos trabalhos de rotina da fazenda: manual de compilação de legislação; kit de primeiros socorros; vídeos sobre diálogo diário de segurança; manual de procedimentos seguros em oficinas mecânicas; manual de construções rurais; manual sobre o novo Código Florestal; plano de emergência da propriedade; kit com placas de sinalização de saúde e segurança; blocos de controle de entrega de EPI e documentos.
Em Minas, o programa vai atender inicialmente produtores de Araxá, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Rio Paranaíba, São Gotardo, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Esses municípios concentram 90% da sojicultura no Estado. As informações são da Faemg.
Veículo: Diário do Comércio - MG