As lojas da Cidade precisaram contratar alguns vendedores temporários e estão abrindo nos domingos
A aproximação do Natal aquece o setor varejista de venda de calçados. O Nordeste brasileiro tem se destacado em um setor que, tradicionalmente, se concentrava nas regiões Sul e Sudeste: o de calçados. Nos últimos anos, houve aumento da produção no Ceará, Paraíba e na Bahia. O varejo seguiu essa tendência. Neste período do ano, lojistas comemoram boas vendas. O setor mantém uma expectativa de crescimento de 10% a 12% neste ano em relação a 2013.
O setor trabalha com uma taxa de crescimento acima da estimativa dos demais segmentos, que é de 8% para este ano. Quem apostou no ramo de calçados está satisfeito. "Consumidores que antes estavam fora do mercado agora têm maior poder aquisitivo e a compra do item faz parte da demanda de produtos das festas natalinas", observa o consultor empresarial, João Alverne Albuquerque.
O vendedor Fábio Moreira observa que os consumidores passaram a comprar mais pares de sapatos e sandálias. "A gente observa que os homens estão tendo mais variedade de calçados", disse. Na região Centro-Sul (Acopiara, Icó, Iguatu e Várzea Alegre) quem apostou no segmento comemora antecipadamente um Natal de boas vendas.
As lojas especializadas estão lotadas de clientes. "Estamos satisfeitos e desde o mês passado que as vendas não param de crescer", disse a vendedora da loja Azteca Calçados, Ana Paula Oliveira. "Renovamos o estoque, temos promoção e prazo amplo".
Depois de comemorar bons negócios em outubro passado, por ocasião das vendas para o Dia das Crianças, o setor de calçados já registra bons negócios neste mês de dezembro. Há uma semana para o Natal, o clima é de otimismo. Algumas lojas contrataram vendedores temporários e estão prolongando o atendimento aos clientes, abrindo no sábado à tarde e aos domingos, pela manhã.
Aumento
O movimento é intenso na Azteca Calçados no serviço de atendimento aos clientes e reposição de estoques. O vendedor Marco Antonio Silva acredita que a demanda vai se intensificar a ainda mais no próximo fim de semana, o último antes do Natal.
"Com certeza, as vendas vão crescer ainda mais até o fim deste mês", espera. A empresária, Marinalva Matias, da loja Travessura Calçados, antecipou promoções com descontos na compra a vista também em cartões de crédito, além de parcelar em seis vezes. "Foi uma estratégia que usamos para atrair mais clientes e deu certo".
As lojas estão repletas de produtos, novidades e decoradas para as festas de fim de ano. A maioria dos empresários está otimista com relação às vendas para o Natal. Há três empresas especializadas em venda de calçados, com modelos masculino, feminino, esportivo e social.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), o setor voltou a crescer a partir de 2010, mesmo enfrentando a concorrência asiática. O mercado interno aquecido impulsionou as vendas de sapatos. O melhor resultado da década foi registrado em 2010, contribuindo para a retomada do crescimento do ramo.
O setor varejista está animado. "Há várias lojas que vendem sapatos, no centro comercial e também nos bairros, juntamente com confecções", lembra o consultor João Alverne Albuquerque: "nos últimos anos, houve expansão e surgiram lojas especializadas em calçados para o público infantil e adolescente. A expansão do crédito e da renda dos consumidores, os quais passaram a comprar produtos de melhor qualidade e mais caros, contribuíram para o crescimento do setor"
Para Albuquerque, "essa tendência deve permanecer". O consultor observa que quem não investiu em renovação de estoque, variedade e publicidade amarga perda de clientela. As lojas Azteca Calçados e Realce são as que mais registram vendas. Diariamente, recebem centenas de clientes e a intensa movimentação contrasta com o registro de poucos consumidores em outras empresas.
"Quem passa em frente a essas lojas observa o elevado número de compradores e isso contribui para atrair mais clientes, formando um ciclo virtuoso", disse o especialista em logística empresarial, Antonio Oliveira. Na cidade de Mombaça, a Loja Beto Magazine também comemora boas vendas no setor.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, Francisco José Mota Luciano, reafirma o crescimento do setor que apresenta preços competitivos. "O acesso ao consumo proporcionado pelo crescimento econômico ampliou o número de clientes em todas as faixas sociais. "As pessoas compram dois ou mais pares. O sapato deixou de ser um item básico para ser um produto de moda, cujo maior consumo é do público feminino".
Veículo: Diário do Nordeste