Apesar da falta de chuvas em grande parte do Brasil durante os primeiros meses de 2014, a oferta de hortigranjeiros no atacado das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas), em Contagem (RMBH), registrou alta de 2,5% em 2014 quando comparada a 2013. O motivo para esta alta foi o otimismo do produtor. "Se houve um preço favorável na safra anterior, a tendência é que o produtor plante um pouco mais para conseguir mais vantagens ainda", avalia o chefe da seção de informações de mercado da Ceasa Minas, Ricardo Martins.
Ao todo, foram vendidos 1,48 milhão de toneladas de frutas legumes e verduras no ano passado. "Aqueles municípios que, mesmo com pouca chuva, tinham reserva de água para irrigação, se beneficiaram", afirma Ricardo. O valor comercializado foi superior a R$ 4 bilhões (-2,5% em relação a 2013), incluindo também os valores conseguidos com produtos industrializados, ovos e cereais.
Entre os municípios que mais forneceram produtos para a CeasaMinas em 2014 destacam-se Jaíba, Carandaí, Lagoa Dourada, Rio Paranaíba e Carmópolis. Eles foram responsáveis por 13,8% dos hortigranjeiros comercializados. Ao longo do ano, o entreposto foi abastecido com produtos de cerca de 1.500 cidades de todo o Brasil e também do exterior.
Os hortigranjeiros mais comercializados no entreposto de Contagem em 2014 foram: batata, laranja pêra, tomate longa vida, banana prata e cebola amarela. Em relação aos preços de hortigranjeiros, houve queda de 2,3%. O preço dos ovos também ficou mais baixo (-0,4%), apesar de a oferta ter caído 5,9%. As informações foram divulgadas pela Ceasa Minas.
Veículo: Diário do Comércio - MG