As cearenses Itaueira e Agrícola Famosa farão exposição de produtos no estande da Abrafruta, em Berlim
Com a presença de mais de vários expositores brasileiros - dois dos quais são cearenses - será aberta amanhã, 4, a 23ª edição da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e hortaliças do mundo. Ontem, mais de 1 mil pessoas trabalhavam na montagem final dos estandes das mais de 2.600 empresas expositoras, oriundas dos cinco continentes. As empresas cearenses Itaueira e Agrícola Famosa, as duas maiores produtoras e exportadoras de melões do Brasil, estarão juntas no mesmo espaço - o estande da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a nova entidade que representa junto à União os interesses dos fruticultores.
Os fruticultores brasileiros que exporão seus produtos na Fruit Logistica estão ao mesmo tempo muito otimistas e altamente preocupados com o seu futuro próximo: de um lado, a boa perspectiva de negócios, catapultada pelo câmbio favorável; de outro, a perspectiva de um duplo apagão - o de energia elétrica, que poderá paralisar as máquinas que movimentam as águas para a irrigação, e dos recursos hídricos, cujas fontes estão ameaçadas de secar por causa da redução das chuvas. No Ceará, que concentra a produção de melão para exportação, a previsão é de mais um ano - o quarto consecutivo - de chuvas abaixo da média histórica.
Expectativa de boa safra
Mas, apesar dessas preocupações, o ânimo que envolve os empresários cearenses na Fruit Logistica é animador. Carlos Prado, sócio majoritário da Itaueira, e Luiz Roberto Barcelos, sócio e diretor de produção da Agrícola Famosa e, ainda, presidente da Abrafruta, acredita que, como acontece todos os anos, haverá, nas áreas de produção, como a Chapada do Apodi, a ocorrência de chuvas suficientes para garantir uma safra de melão no mínimo igual à da safra 2013/2014.
Para a safra de 2015/2016, que só começará a ser plantada em abril e colhida a partir de agosto deste ano, haverá chuva na quantidade para que se repita a performance do ano passado.
A Feira
A FruitLogistica realiza-se no Messe Berlim, o gigantesco centro de eventos da capital da Alemanha, cuja pauta de ocupação dura o ano todo. São 60 mil pessoas que visitam a FruitLogistica durante os seus três dias - uma quarta, um quinta e uma sexta-feiras, sempre na primeira semana de fevereiro.
A direção da Fruit Logistica não dá números sobre o valor dos negócios realizados durante a feira, mas eis aqui alguns: são, no mínimo, 60 mil visitantes, a grande maioria compradores, que visitam os estandes da feira.
A quase totalidade deles tem reuniões agendadas com os expositores. Entre estes, há as grandes companhias de navegação, que aproveitam o evento para acertar os preços do frete marítimo. No meio dessas companhias, estão duas que têm negócios no Ceará - a Maersk e a Hamburg Sud, multinacionais dos mares que têm negócios principalmente com os exportadores de frutas. Esta é a oitava vez que o Diário do Nordeste é convidado pelo Sebrae para a Fruit Logistica. E é a primeira vez que sua reportagem vem a Berlim a convite da Abrafrutas.
Egídio Serpa
Colunista*
*O jornalista viajou a convite do Sebrae e da Abrafrutas
Veículo: Diário do Nordeste