Iniciativa é da rede de supermercados St Marche e Empório Santa Maria
Com produção limitada, fábrica não possui distribuição fora do Rio
O biscoito de polvilho Globo, um dos ícones das praias do Rio de Janeiro, agora também pode ser encontrado em São Paulo. O Grupo St Marche começou a comercializar neste mês o produto e anunciou que todas as 18 lojas da rede de supermercados St Marche e do Empório Santa Maria já disponibilizam a iguaria nas versões salgada e doce, em embalagens plásticas.
Segundo a fabricante do biscoito, a Panificação Mandarino, é a primeira vez que o produto é comercializado de maneira regular por uma rede de lojas fora da cidade do Rio de Janeiro. Não se trata, no entanto, de uma estratégia de expansão da marca, mas sim de uma exceção feita pela pequena fábrica localizada no Centro do Rio, que afirma não ter produção suficiente para vender o produto para outras cidades.
“Vieram aqui buscar uma leva 15 dias atrás, parece que deu muito certo e agora estão repetindo. Por enquanto, está dando para abastecer, mas temos uma produção limitada. Não temos nenhum compromisso de oferecer uma quantidade fixa toda semana”, afirma Francisco Torrão, um dos sócios da empresa.
Ele diz já ter recusado pedidos de encomendas de outros varejistas como Pão de Açúcar e Lojas Americanas por temer não conseguir atender a demanda com a atual capacidade de produção.
"A gente está tentando investir na expansão do nosso espaço físico, com mais fornos e máquinas, mas isso ainda vai levar um tempo", afirma Torrão. Atualmente, a fábrica funciona com 23 funcionários.
Na fábrica, pacote custa R$ 1
Fora das praias e dos estádios, o biscoito é encontrado em alguns pontos comerciais do Rio em embalagens plásticas que garantem um prazo maior de validade, mas a principal rede de distribuição do produto ainda é através dos ambulantes que fazem fila diariamente na porta da fábrica para retirar o produto, que é comprado a R$ 1 o pacote e vendido a partir de R$ 4 para os consumidores.
“É um produto muito sazonal. No verão estávamos vendendo 10 mil unidades por dia. Agora, depois do carnaval, já caiu para 5 mil e baixamos o preço para R$ 0,90. Se chove, a gente fica sem vender nada e fecha até a fábrica mais cedo", diz o empresário, que é português e chega todos os dias na fábrica às 5h para comandar as fornadas do biscoito.
Nas lojas do Grupo St Marche, o produto chega com o preço de R$ 4,99.
Curiosamente, o biscoito de polvilho Globo nasceu em São Paulo e começou a ser vendido nas ruas da capital paulista pelos outros socios da empresa, os irmãos Milton, Jaime e João Ponce. Na década de 50, os empreendedores decidiram apostar no mercado carioca e batizaram o biscoito com o nome Globo, homônimo à padaria para a qual foram contratados, localizada em Botafogo.
Em 1963, formou-se a nova sociedadade e o biscoito passou a ser vendido também por ambulantes, transformando-se em um fenômeno tipicamente carioca.
Veículo: Portal G1