Matriz da Farmácia São Lucas existe há 11 anos e conquistou clientes até em municípios vizinhos
A cidade de Januária, no Norte de Minas Gerais, acaba de ganhar uma nova unidade da Drogaria São Lucas, uma das principais farmácias da região. Com um investimento de R$ 300 mil, o proprietário Francisco Welington Gonçalves de Souza adquiriu uma drogaria que funcionava no centro da cidade e transformou-a em sua primeira filial. O empresário ainda deve investir mais R$ 300 mil em compra de estoque, já que um dos principais diferenciais do negócio é a variedade de produtos.
A matriz da drogaria existe há 11 anos e conquistou a clientela da cidade e também de municípios vizinhos a Januária, que não têm boa estrutura de comércio. Com 45 funcionários, o estabelecimento tem uma ampla variedade de produtos, que vai desde de medicamentos, perfumaria, itens de higiene pessoal até outras opções que não estão ligadas ao setor de farmácia.
"Vendemos bijuteria, sandálias havaianas, artigos eletrônicos e outros produtos que os clientes possam precisar no fim de semana, quando as outras lojas estão fechadas. As pessoas até brincam que aqui é o supermercado São Lucas", afirma o proprietário. Segundo ele, a drogaria fatura cerca de R$ 500 mil por mês e registra um crescimento que varia de 12% a 15% ao ano.
Souza afirma que a nova filial está em um local estratégico, próximo à rodoviária da cidade, que traz grande fluxo de pessoas para a região. "Muitos moradores da zona rural no entorno de Januária recebem seu salário e vêm utilizar os bancos e fazer compras. Como muitos preferem ficar ali mesmo na região da rodoviária vão comprar na filial que está lá perto", afirma.
De acordo com Souza, a unidade tem 256 metros quadrados e possui estacionamento próprio. O novo ponto deve gerar 15 empregos no primeiro momento, mas a tendência é que esse número aumente na medida em que o movimento cresça. A expectativa do proprietário é que o investimento de R$ 600 mil aplicado na estrutura e no estoque da filial retorne em um período de seis meses. "Temos o desafio de conquistar uma clientela nova, mas acreditamos que vamos conseguir com nossa qualidade e bom atendimento", aposta.
Concorrência - O empresário afirma que o investimento em uma nova estrutura era um caminho natural para a empresa, que já se consolidou como uma marca na região. Entretanto, ele destaca que é um passo ousado, tendo em vista que a cidade deve receber em breve uma nova marca de drogaria, que já é famosa em Montes Claros, também na região Norte.
"A Rede Minas Brasil é muito forte e deve abrir uma unidade bem próxima à minha matriz. Mas estamos vendo isso de forma positiva: a concorrência é saudável e vai nos trazer novos clientes e nos obrigar a fazer melhorias sempre", analisa. Souza ainda faz questão de frisar que a filial em Januária é apenas o começo da expansão da drogaria. A empresa ainda pretende abrir unidades em Bonito de Minas e Cônego Marinho, que também ficam na região Norte e são cidades com pouca estrutura de comércio.
Veículo: Diário do Comércio - MG