O setor varejista anunciou a promoção, ontem (18), de grandes promoções de vendas pela internet. A ideia das empresas era desencalhar os estoques excedentes, em meio a um cenário de desaceleração econômica, crédito escasso e inflação e dólar em alta
Com descontos que variaram de 20% a 80%, o evento foi batizado de "Dia do Consumidor Brasil", uma espécie de Black Friday fora de época. A megaliquidação, que copia o evento do varejo americano, ocorre tradicionalmente em novembro, mas ganhou a edição extra. O objetivo era impulsionar as vendas em um período tradicionalmente fraco para o comércio - ainda mais fraco neste ano.
Segundo a Associação Comercial de São Paulo, as vendas amargaram queda de 4,5% nos primeiros 75 dias do ano, ante igual época de 2014.
Lojas virtuais
Apesar do cenário negativo, a perspectiva para o comércio on-line ainda é favorável, disse o CEO do Buscapé Company para América Latina e organizador do evento, Rodrigo Borer. "O varejo on-line tem muito espaço para crescer, as pessoas estão se acostumando a comprar pela internet."
Segundo ele, em 2014, o e-commerce cresceu 24% ante 2013 e a previsão para este ano é de uma expansão de 20%. "Vai dar uma desacelerada, mas vai continuar crescendo, mesmo com juros altos e dólar subindo. É um desempenho muito bom para qualquer setor da economia", completou o executivo da empresa. Na promoção de ontem estavam previstos 500 varejistas que vendem por meio de lojas virtuais.
Especializada em informações do comércio eletrônico, a E-Bit reforça a tendência positiva para o comércio on-line, com a previsão de faturamento ontem de R$ 278,3 milhões, 60% mais do que a primeira edição do evento, realizada na mesma época em 2014, quando o resultado chegou a R$ 174 milhões. /Estadão Conteúdo
Veículo: DCI