A Plastrom Sensormatic está fazendo um roadshow no estado, voltado a médias e pequenas, para discutir como o varejo pode ampliar vendas e reduzir perdas para melhorar seus resultados
Ampliar vendas e reduzir perdas para melhorar resultados. Para mostrar a pequenos e médios varejistas como atingir esses objetivos, a Plastrom Sensormatic, líder em soluções para performance do varejo, organizou um roadshow que está percorrendo diversas cidades do estado.
Campinas recebeu ontem o evento, no Hotel Premium Campinas. A proposta da equipe da Plastrom Sensormatic é falar sobre dois aspectos principais que são os benefícios de se recorrer a um trabalho de consultoria, e como utilizar o conceito de inteligência de estoque.
O diretor comercial da Plastrom Sensormatic, Sérgio Thomé, disse que no início deste ano muito se falou sobre esse cenário macroeconômico que está afetando diversos segmentos da economia em todo o Brasil, no entanto, ele destaca que o setor de varejo tem alguns diferenciais considerados importantes. "Neste segmento que a gente atua especificamente no varejo, a quantidade de oportunidades ainda existem não só do lado de fora. O dinheiro está do lado de fora na expansão de novas lojas, de novos mercados e efetivamente ainda existem essas oportunidades, especialmente no interior do País, mas também há muito dinheiro do lado de dentro, quando se olha para as oportunidades na produtividade e eficiência operacional. É exatamente isso que a gente tem demonstrado para os nossos clientes e para o varejo de uma forma geral, especialmente os pequenos médios", diz.
Prevenção de perdas
Para Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de prevenção de perdas da Plastrom Sensormatic e palestrante do evento, a consultoria é fundamental para fornecer suporte e direcionar as decisões dos varejistas.
"A consultoria permite agregar valor ao negócio em vários aspectos. O diagnóstico, por exemplo, age como uma fotografia do que está acontecendo com o varejista e leva a ele o conhecimento técnico necessário para diminuir suas perdas, gerir melhor seus estoques e aumentar sua produtividade."
Tudo isso, segundo Quintanilha, "com base na adoção de boas práticas, maximizando, assim, sua rentabilidade".
Sérgio Thomé disse também que a Plastrom Sensormatic tem uma atuação forte no varejo direcionado para soluções que visam aumentar a rentabilidade e o aumento de retorno que esses varejistas têm em seu negócio.
Oportunidades
Segundo Thomé, são várias as oportunidades e atuações. Sérgio Thomé revelou que existem indicadores relacionados a essas várias situações que sãopossíveis.
"Nós sabemos que quando se tem produtos que normalmente são confinados pelo varejista - aqueles produtos que ficam guardados nos armários ou atrás dos caixas - dependendo do segmento de varejo, como celulares e eletrônicos. Tais produtos exigem que possamos aplicar soluções que permitam ao consumidor ter uma melhor interação com eles. Isso trará não só a melhora na imagem do varejista, porque permite uma degustação maior do produto, mas concretamente, o aumento de vendas é muito grande", afirma.
De acordo com ele, dependendo do segmento o aumento em vendas pode variar de 15% a 50%.
Sérgio Thomé contou que a inteligência de estoque, baseada em tecnologia RFID, é a solução para garantir o melhor gerenciamento das mercadorias, mas a maioria dos varejistas acredita que essa tecnologia é complexa e de alto custo.
Pesquisas sobre o varejo indicam que o principal motivo para não ocorrer uma venda é a falta do produto desejado, o que frequentemente está associado a uma deficiência na gestão dos estoques.
Veículo: DCI