Sediada em Contagem, fábrica processa hoje 100 toneladas de pão de queijo por mês, em sete modalidades
Com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a fábrica de pão de queijo Seu Ninico Indústria e Comércio de Alimentos Ltda se prepara para um ano de ampliação. No mercado desde 2011, a empresa aposta na qualidade e no preço baixo de seu produto, combinação que tem conquistado clientes em diversas cidades em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Para 2015, a expectativa dos sócios é ampliar a produção, chegar a novas cidades e dobrar o faturamento.
De acordo com o sócio Felipe Dolabela, o negócio nasceu da receita de pão de queijo da família de um dos fundadores da empresa, Guilherme Moreira de Carvalho Lima, que passou a fabricar o produto em casa para incrementar a renda. No início, a venda era apenas para amigos e colegas de sala, mas o pequeno comércio foi crescendo até que a demanda exigiu uma estrutura mais consolidada.
"A venda foi dando certo, ele foi comprando equipamentos e chamando gente para trabalhar. Como percebeu que sozinho seria mais difícil fazer o negócio prosperar, me convidou para ser sócio e lançamos a empresa oficialmente em 2011", relata. Dolabela reconhece que a empresa foi criada no "olho do furacão da concorrência", tendo em vista que os mineiros são os principais consumidores de pão de queijo. Mas ele destaca que a combinação de qualidade e preço baixo é o que diferencia o produto da Seu Ninico e a torna capaz de concorrer com grandes marcas.
"Grandes fábricas de pão de queijo entraram em uma competição por custo e, por isso, diminuíram a qualidade de seu produto. Nós conseguimos oferecer uma receita saborosa e vender por um preço baixo", frisa. Atualmente, a marca está presente em cerca de 300 pontos de venda espalhados por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A fábrica, que fica em uma área de 600 metros quadrados, produz cerca de 100 toneladas de pão de queijo por mês em sete modalidades: coquetel, tradicional, lanche, palito pequeno, palito grande e sanduíche.
De acordo com o sócio, a intenção da empresa é ampliar a linha de produção em 2015, já que a atual está em seu limite de capacidade. Dolabela não informa o investimento que ele e os três sócios farão na ampliação, mas destaca a compra de novos equipamentos já estão sendo providenciadas. Ele acredita que a nova linha deve dobrar o faturamento da empresa.
Além disso, a Seu Ninico também tem a meta de fortalecer a atuação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a mais cidades do interior. "O pão de queijo ainda é pouco conhecido fora do país. Isso quer dizer que é um mercado que ainda tem muito espaço para crescer", analisa.
Veículo: Diário do Comércio - MG