A Dufry quer adquirir a italiana World Duty Free para consolidar sua posição como a maior no setor de varejo em aeroportos em rápido crescimento. A Dufry espera levantar ao menos 2,1 bilhões de euros (US$ 2,3 bilhões) através de um aumento de capital. Outros 1,5 bilhão de euros deverão ser levantados via instrumentos de dívida de longo prazo, acrescentando que o plano tem o apoio de importantes acionistas.
A companhia combinada Dufry-WDF terá uma participação de mercado de 25% e vendas anuais projetadas de US$ 9 bilhões, cimentando a posição da Dufry como maior empresa do mundo no setor. A WDF opera 495 lojas em 98 aeroportos, incluindo Heathrow e Gatwick em Londres.
Os gastos com varejo em aeroportos devem quase dobrar para US$ 59 bilhões em 2019 ante o nível de 2014, preveem analistas, impulsionados por crescimento rápido na Ásia, onde mais de 350 novos aeroportos devem ser construídos nos próximos oito anos.
Compromissos
No entanto, analistas observaram que a Dufry assume muitos compromissos dada a compra em 2014 do Nuance Group por US$ 1,7 bilhão. "Entendemos completamente a lógica industrial de longo prazo por trás da transação com a WDF, mas vemos vários riscos no curto prazo", diz o analista da Vontobel Rene Weber./Reuters
Veículo: DCI