Campanha registrou crescimento de vendas via smartphones e tablets
A Detonaweb, campanha on-line organizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e pela Braspag, entre 14 e 16 de abril, levou a um aumento médio de 30% nas vendas promovidas pelas 10 lojas participantes em relação ao mesmo período de 2014 - em que não ocorreu a promoção. E mostrou que o m-commerce está ganhando força no varejo virtual.
Cerca de 14,60% das compras foram realizadas via smartphones (10,16%) e tablets (4,44%), usando Chrome Mobile e Mobile Safari. Com 54%, os homens lideraram as compras. "O m-commerce está se consolidando no País, principalmente pela facilidade e conveniência para comprar", analisa o presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes.
O coordenador da campanha e diretor de Comunicação e Marketing da camara-e.net, Gerson Rolim, diz que o crescimento do uso de dispositivos móveis para compras pela web é uma realidade. "Há dois anos, o mobile não tinha representatividade no faturamento do e-commerce como um todo, mas este cenário está mudando rapidamente", comenta.
Para que essa opção de compra deslanche, ele destaca a necessidade de melhora daqualidade e da capilaridade da banda larga no País. E cita ainda a importância de mais brasileiros terem acesso aos serviços bancários, já que a compra pelos dispositivos móveis é remota e o pagamento é eletrônico.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba foram as cidades com maior número de participantes do Detonaweb. Os maiores interessados foram e-consumidores na faixa dos 25 aos 34 anos (33,5%), seguidos por consumidores entre 18 e 24 anos (27,5%) e entre 35 e 44 anos (15,5%). "É o mesmo perfil de consumidor que vemos no comércio eletrônico no País e que aparece nos relatórios de desempenho do setor", diz Rolim.
De acordo com os dados coletados pela camara-e.net no site da campanha, a maioria dos consumidores que comprou durante os três dias de promoção realizou o acesso via desktop. Foram 85,40%, sendo que 62,86% deles usavam o navegador Chrome, 12,28%, o Internet Explorer e 10,66%, o Firefox.
Criada em 2003 pela camara-e.net, a Detonaweb é considerada a primeira promoção do e-commerce no País. Inicialmente chamada de Liquidaweb, foi realizada anualmente até 2011. Em 2015, foi retomada em abril para comemorar os 20 anos de e-commerce no Brasil. Neste retorno, participaram somente lojas associadas ao Comitê de Varejo da camara-e.net: Americanas.com, Dafiti, eFácil, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Saraiva, Shoptime, SouBarato e Submarino.
Brasil ocupa 26º lugar em ranking de conectividade
O Brasil está em 26º lugar no Índice Global de Conectividade 2015, ranking feito pela Huawei que analisa os níveis de conectividade de diferentes países. Maior mercado de telecomunicações na América Latina, o Brasil é também um líder regional em termos de penetração de internet móvel e e-commerce.
Os Estados Unidos estão em primeiro no ranking entre os países pesquisados, graças ao fornecimento e demanda para serviços de TIC, além do avançado estado de implementação dos serviços. Outras economias maduras, como Suécia, Singapura, Suíça e o Reino Unido, completam os cinco primeiros países do ranking.
Chile, China e Emirados Árabes Unidos (EAU) lideram os mercados em desenvolvimento, com todos os três bem classificados entre as posições 15 e 25 no geral. Os líderes entre os mercados em desenvolvimento são caracterizados pela forte adoção da mobilidade e acesso, que são, muitas vezes, comparados aos dos mercados desenvolvidos. Porém, ficam para trás em termos de investimentos em data centers e outros elementos centrais da infraestrutura de TIC.
Veículo: Jornal do Comércio - RS