Levantamento realizado pela CDL-BH confirma a tendência de cautela dos comerciantes com o Dia dos Namorados. Para 57% dos entrevistados, as vendas deste ano serão inferiores às de 2014. Na opinião dos pessimistas, essa queda deve representar em média 25%. Outros 29% acreditam que as vendas serão melhores que no ano passado, com um crescimento médio de 15%. Para os 14% restantes, a expectativa é de que elas sejam iguais à de 2014. Assim, a entidade acredita que a data, neste exercício, deverá registrar leve crescimento de 0,12% nas vendas em relação ao ano anterior, resultando em um valor de vendas em torno de R$ 2,142 bilhões no mês do Dia dos Namorados.
Para tornar possível a previsão, 29% dos entrevistados estão apostando em ofertas e promoções para intensificar as vendas do período. A decoração (17%) e a propaganda e publicidade (17%) vêm logo em seguida. Já a expectativa do tíquete médio de compras está em torno de R$ 101,85. Em 2014 o valor foi de R$ 145,82.
Segundo o vice-presidente da CDL-BH Davidson Cardoso, essa diminuição pode ser explicada pelo aumento da inflação, que tem limitado o poder de compra das pessoas. "O consumidor não vai deixar de comprar, mas está revendo seus gastos e vai priorizar o preço", reforça.
Para 25% dos lojistas, os calçados serão a principal opção de presente para os namorados. As roupas apareceram em segundo lugar, com 21% da preferência. Em seguida vieram flores (12%), artigos diversos (9%), perfumes e cosméticos (6%), joias e bijuterias (5%). Itens de cama, mesa e banho correspondem a 5%, bombons somam 4%, cartões 4% e outros, 9%.
Por fim, a maioria dos entrevistados (68%) aposta nas vendas com cartão de crédito, com parcelamento em até quatro vezes, como principal opção de pagamento. Na opinião de 12% a opção será o dinheiro e outros 10% acreditam no cartão de débito.
Veículo: Diário do Comércio - MG