Setor cafeeiro espera crescer 2% em 2015

Leia em 2min 30s

Produção de café em cápsula (monodose) para uso em máquinas domésticas deve ter aumento de 40% a 50% nas vendas

 



O setor cafeeiro deve crescer 2% este ano no país. Em ascensão está principalmente o segmento ligado à produção de café em cápsula (monodose) para uso em máquinas domésticas, que espera aumento nas vendas na faixa de 40% a 50%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Segundo a entidade, o café é consumido em 98,2% dos lares brasileiros.

“Como o setor vem passando por renovações tecnológicas, principalmente no que chamamos de monodose, o volume de investimento nos últimos anos tem crescido bastante”, disse hoje (24) à Agência Brasil o diretor executivo da Abic, Natan Herskowicz, no Dia Nacional do Café. “As pesquisas apontam que, em 2014, tivemos um crescimento de 54% em relação a 2013”, acrescentou.

Segundo ele, o mercado de café em cápsula tem recebido muitos investimentos em tecnologia, principalmente nas máquinas usadas para preparo das cápsulas, consumidas em 91% dos lares. São Paulo e estados da Região Sul concentram 53% das vendas, mas as empresas que atuam neste segmento esperam um crescimento de até 20% dos lares nos próximos dez anos.

A perspectiva de aumento no setor é confirmada pelo anúncio de dois agrandes investimentos na cidade de Montes Claros (MG) para construção de fábricas de produção de cápsulas no país, com a previsão de recursos de R$ 285 milhões.

Pesquisa encomendada pela Abic mostra que a forma tradicional de fazer café, com garrafa e filtro, ainda é a mais popular. Cerca de 84% dos consumidores preparam o café filtrado, enquanto 4% declaram preparar o produto em monodoses ou cápsulas.

Os dados também mostram que 44% do público respondem que estariam dispostos ou muito dispostos a pagar a mais por um café de qualidade superior. Segundo o diretor da Abic, esses dados levam o setor a apostar na popularização do chamado café gourmet. “Em geral, o café que o brasileiro consome tem melhorado muito a qualidade, mas nós temos um segmento que está voltado mais para esses café com um sabor mais apurado, inclusive pagando um pouco mais por isso”, ressaltou o diretor executivo da Abic.

Ele disse que, apesar de cautela com o cenário econômico do país, não há expectativa de redução do setor cafeeiro como um todo. “As preocupações são compartilhadas pelas expectativas da economia, mas como o café é um produto de consumo diário e com custo baixo as oscilações da economia não interferem tanto no setor.”

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo no mercado consumidor – atrás apenas dos Estados Unidos. Dados do setor mostram que consumo interno de café no Brasil, que havia registrado uma retração de -1,23% em 2013, mostrou recuperação de 1,24%, atingindo a produção de 20,333 milhões de sacas nos 12 meses compreendidos entre Novembro/2013 e Outubro/2014. A expectativa é que o setor possa chegar a um crescimento de 2% em 2015.




Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Comércio comemora veto de proposta que aumenta o limite do empréstimo consignado

O comércio varejista considerou "prudente" o veto dado pelo Governo Federal à proposta que aumenta o limit...

Veja mais
Venda de portáteis cresce mais que a de linha branca

Em 2014, vendas de eletroportáteis cresceram mais que o dobro da taxa alcançada pela linha branca   ...

Veja mais
Semp Toshiba estreia em segmento de portáteis

A partir de agosto, a mais antiga fabricante de televisão do Brasil entrará no mercado de eletrodomé...

Veja mais
Enéas Pestana entra na Máquina de Vendas

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Guerra ao desperdício

...

Veja mais
Revisão do IPI deve elevar preços dos cosméticos ao consumidor em 15%

Governo federal reviu os tributos para empresas distribuidoras e atacadistas que comercializam produtos do setor de bele...

Veja mais
Reajuste no preço mínimo do trigo é insuficiente para sanar crise no setor

Aumento de 4,6% anunciado pelo governo federal cobre os custos de apenas algumas regiões produtivas; demanda por ...

Veja mais
Estiagem afeta cultivo de tomate em Minas

Com quebra de produção, preços pagos pelo mercado apresentam valorização de 80%, entr...

Veja mais
Veto à importação de café é elogiado pelo CNC

Após esforços realizados pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e pela Comissão Nacional do Ca...

Veja mais