Após Uberaba e Uberlândia, rede vai inaugurar pontos de venda em Araguari, Patos de Minas e Ituiutaba
O Fujioka, rede de lojas de produtos de áudio & vídeo, cine & foto, informática, telefonia, ótica, cuidados pessoais e serviços fotográficos, está ganhando mercado no Triângulo Mineiro. Com sede em Goiânia, a empresa iniciou sua expansão em Minas Gerais no final do ano passado e já inaugurou três lojas em Uberlândia e Uberaba, sendo a mais recente no Shopping Uberaba. Agora, prepara-se para ampliar a capilaridade na região, com a abertura de mais um ponto de venda em Uberlândia, chegando também a Araguari, Patos de Minas e Ituiutaba. A meta é somar oito lojas no Estado até o fim deste ano.
A gerente de marketing do Fujioka, Raquel Borges, explica que a empresa nasceu há 50 anos, no segmento de fotografia, prestando serviços de foto em estúdio e revelação. Ao longo dos anos, ela foi ampliando o mix até que o negócio tomou outra forma, focando nos produtos eletrônicos. "Começamos a comercializar câmeras fotográficas, depois celulares, produtos de informática e televisores, até que nos tornamos uma revendedora de eletrônicos e produtos de tecnologia", relata.
Segundo a gerente, o principal diferencial da marca é que ela se transformou em uma especialista em eletrônicos, diferente de outras redes do segmento que também incluem em seu mix móveis e produtos da linha branca. "Como somos especialistas, conseguimos fazer um atendimento muito mais específico de cada produto e também oferecer uma variedade muito maior", diz.
Ela lembra que a primeira loja da rede fora de Goiânia foi aberta no Distrito Federal. "Durante 50 anos, ficamos só em Goiânia e no Distrito Federal. Nossa capilaridade chegou ao limite, com quase 70 unidades no Centro-Oeste. Concluímos, então, que para continuar crescendo era preciso romper barreiras geográficas e, há cinco anos, iniciamos estudos de viabilidade", relata.
Segundo o diretor de expansão da rede, Katsume Fujioka, a rede chegou para ficar no Triângulo Mineiro. A gerente explica que a escolha pelo Triângulo Mineiro se deu porque a região tinha um mercado parecido com o de Goiânia, o que facilitaria a estratégia local. Além disso, tem alto potencial de consumo, característica importante para o segmento de eletrônicos. "Trabalhamos com produtos de desejo, então estar em uma região onde há grande poder de consumo fecharia a fórmula e não teria muito jeito de dar errado", afirma.
A primeira loja em Minas foi aberta no centro de Uberlândia no final do ano passado. Depois disso, a empresa inaugurou mais duas unidades em Uberaba, sendo uma no Praça Shopping e outra, mais recente, no Shopping Uberaba. A gerente afirma que já está fechada para este ano mais uma operação em Uberlândia, mas o ponto ainda não foi definido. Segundo Raquel Borges, a expectativa é ter oito lojas até o fim deste ano, sendo Araguari, Patos de Minas e Ituiutaba os municípios alvo.
Desde que foi para a região, o Fujioka gerou mais de 100 empregos, mas esse número vai crescer, já que a cada nova unidade são criados 35 empregos. "Fazemos questão de empregar pessoas da região e também fazer parceria com fornecedores locais. Assim, a empresa contribui para o crescimento de Minas Gerais", analisa.
Linha do tempo - A história do Fujioka teve início em 11 de maio de 1964, em Goiânia, com o nome de Foto Sakura, em uma iniciativa dos irmãos Sussumi Fujioka, Teruo Fujioka e, mais tarde, com a entrada de outro sócio, o primo Katsume Fujioka. Atuando inicialmente com fotografias para documentos, a empresa mostrou sua predestinação para o sucesso aproveitando as oportunidades de crescimento no mercado de produtos de tecnologia.
O Fujioka realizou a primeira revelação de fotos em menos de uma hora na região Centro-Oeste e foi a segunda em todo o Brasil. Em pleno crescimento, passou a ter o maior laboratório fotográfico colorido do País e adquiriu outras empresas do segmento, como a rede Ótica Baroni e a Color Center.
Com pioneirismo e atento às possibilidades de expansão e às necessidades do mercado, o Fujioka passou a comercializar um vasto mix de tecnologia e, cinco décadas depois de sua fundação, está entre as 500 maiores empresas em vendas e entre as melhores empresas de varejo do Brasil. Na região Centro-Oeste é a 5ª com maior crescimento em vendas, de acordo com a Revista Exame em 2013, e há 21 anos consecutivos garante o 1º lugar na categoria "Loja de Cine e Foto", segundo o Pop List (Share os Mind), do "Jornal o Popular". Na categoria "Loja Especializada em Revenda de Celular", o Fujioka mantém a liderança há 11 anos.
Em busca do aperfeiçoamento contínuo e crescimento responsável e sustentável, o Fujioka conta com mais de 3.500 colaboradores diretos e indiretos. Todos eles passam por treinamentos constantes com o objetivo de aprimorar e, cada vez mais, melhor atender aos clientes que garantem ao Fujioka a continuidade desta história cinquentenária.
Veículo: Diário do Comércio - MG