Panificadores oferecem maior diversidade de opções aos consumidores
São Paulo - Diferentemente de décadas passadas quando a passagem pela padaria do bairro era "rápida e objetiva", atualmente, o ritual se revela "longo e intrigante". Uma verdadeira 'multiplicação dos pães', que reúne um mix de tamanhos, formatos e receitas.
Doces ou salgados, brancos ou escuros, pequenos ou grandes, light ou diets, eles conquistam os diversos públicos. No mercado da panificação há 30 anos, o proprietário da rede de padarias Saint-Germain e Bologna, Wagner Ferreira começou com a introdução no mercado das baguetes. "Não se tratava de um substituto para o pão francês, aliás, o líder na preferência dos brasileiros" explica.
De acordo com o empresário e especialista no assunto, nos últimos cinco anos os estabelecimentos tiveram que acompanhar as mudanças do mercado, em virtude da mudança comportamental e social da sociedade. A questão da qualidade de vida e do corpo perfeito influenciou muito para a criação de receitas com grãos e cereais", frisa Wagner, que destaca em sua rede, mais de 30 receitas de pães.
"As padarias precisam se adaptar aos anseios dos consumidores. Em nosso segmento temos muitos encontros e podemos discutir o que público pede. Hoje qualquer padaria necessita, no mínimo, de uma carta de 15 tipos de receitas de pães", complementa. Ele destaca também que a questão das porções se fez importante junto com as mudanças. "As estruturas familiares foram reduzidas nos últimos anos. Isso influenciou no tamanho das porções comercializadas. O crescente número de pessoas solteiras também nos levou a fazer uma alteração de nossos produtos. Hoje, por exemplo, os pães de forma que eram vendidos em pacotes de 24 fatias, podem ser encontradas em pacotes de oito, pois permite também a compra de uma variedade de produtos."
Queridinhos do momento
Em meio a tantas opções, o momento está para o pão francês integral que conquista o público frequentador de padaria. "Trata-se de um produto com alto poder de fibras, que começa fazer parte das indicações médicas. Muitas padarias começaram a trabalhar com a receita, que não conta com preço muito diferenciado ao pão tradicional", destaca.
Outro item que ganha à atenção dos consumidores é o pão de chia, semente rica em fibras e permite a queima de gordura. "Este é um item que ganhou a atenção dos artistas e pessoas que fazem esportes, um fator que impulsionou o consumo", comenta.
Na linha de itens diferenciados nas prateleiras também estão pães com semente de girassol, centeio, castanha- do-pará, entre outros tantos.
No reinado
O pão francês continua a ser a vedete do setor. Segundo o empresário o consumo dos brasileiros atinge 60% do volume comercializado. Na sequência estão as ciabattas, o pão italiano e as baguetes
Veículo: Jornal DCI