A produção de café da Colômbia atingiu, em junho, o maior pico dos últimos 89 meses. Dados da federação dos produtores indicam que os colombianos conseguiram colher 1,24 milhão de sacas no mês passado, 31% mais do que em igual período do ano passado.
Depois da renovação dos cafezais, que estavam velhos e afetados por doenças, a Colômbia vem obtendo uma produtividade maior.Nos seis primeiros meses deste ano, a produção subiu para 6,25 milhões de sacas, acima dos 5,54 milhões de igual período anterior.Com o avanço da produção neste ano, o país já atingiu 12,9 milhões de sacas nos últimos 12 meses.
A melhora na produção permitiu aos colombianos exportar mais. Os dados da federação para os primeiros seis meses deste ano indicam vendas externas de 5,86 milhões de sacas, 29% mais do que no primeiro semestre do ano passado.O aumento de produção de café da Colômbia é consequência de investimentos feitos pelo país nos últimos anos.
Houve um renovação parcelada dos cafezais. Atualmente o cultivo se dá em 949 mil hectares, considerados como tecnificados.O produto cultivado no sol tem menos de nove anos. Já os que estão na sombra têm menos de 12. Em 2007, o país tinha apenas 500 mil hectares de café considerado como tecnificado.
No Brasil
As participação das exportações brasileiras de café diferenciado foi de 25%, em relação ao total vendido pelo país.Nos seis primeiros meses deste ano, as exportações desse tipo de café somaram 4,48 milhões de sacas, 5,5% mais do que as de igual período anterior.
Segundo informações do Cecafé (conselho dos exportadores), as exportações totais do país somaram 17,7 milhões de sacas no primeiro semestre.Durante a safra 2014/15 -de julho de 2014 a junho de 2015- as vendas externas do país atingiram o recorde de 36,5 milhões de sacas exportadas. Destas, 33 milhões foram de café verde.As receitas totais do setor somaram US$ 6,9 bilhões nos últimos 12 meses, informa o Cecafé.
Veículo: Jornal Folha de S.Paulo