Colômbia tem maior produção de café em 89 meses

Leia em 1min 40s

A produção de café da Colômbia atingiu, em junho, o maior pico dos últimos 89 meses. Dados da federação dos produtores indicam que os colombianos conseguiram colher 1,24 milhão de sacas no mês passado, 31% mais do que em igual período do ano passado.

Depois da renovação dos cafezais, que estavam velhos e afetados por doenças, a Colômbia vem obtendo uma produtividade maior.Nos seis primeiros meses deste ano, a produção subiu para 6,25 milhões de sacas, acima dos 5,54 milhões de igual período anterior.Com o avanço da produção neste ano, o país já atingiu 12,9 milhões de sacas nos últimos 12 meses.

A melhora na produção permitiu aos colombianos exportar mais. Os dados da federação para os primeiros seis meses deste ano indicam vendas externas de 5,86 milhões de sacas, 29% mais do que no primeiro semestre do ano passado.O aumento de produção de café da Colômbia é consequência de investimentos feitos pelo país nos últimos anos.

Houve um renovação parcelada dos cafezais. Atualmente o cultivo se dá em 949 mil hectares, considerados como tecnificados.O produto cultivado no sol tem menos de nove anos. Já os que estão na sombra têm menos de 12. Em 2007, o país tinha apenas 500 mil hectares de café considerado como tecnificado.

No Brasil

As participação das exportações brasileiras de café diferenciado foi de 25%, em relação ao total vendido pelo país.Nos seis primeiros meses deste ano, as exportações desse tipo de café somaram 4,48 milhões de sacas, 5,5% mais do que as de igual período anterior.

Segundo informações do Cecafé (conselho dos exportadores), as exportações totais do país somaram 17,7 milhões de sacas no primeiro semestre.Durante a safra 2014/15 -de julho de 2014 a junho de 2015- as vendas externas do país atingiram o recorde de 36,5 milhões de sacas exportadas. Destas, 33 milhões foram de café verde.As receitas totais do setor somaram US$ 6,9 bilhões nos últimos 12 meses, informa o Cecafé.



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


Veja também

Custos de logística e juros preocupam empresários do agronegócio

Com supersafra que virou rotina, a preocupação dos setores do agronegócio agora é a sustenta...

Veja mais
Grupo Faleiro aposta em food service

                    ...

Veja mais
China desequilibra mercado internacional de lácteos

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
A criatividade chinesa avaliada

                    ...

Veja mais
Danone vai investir no interior de São Paulo

A multinacional francesa Danone adquiriu um terreno de 500 mil metros quadrados em Itapetininga (cerca de 170 km a oeste...

Veja mais
Frutas encarecem e altas chegam a 70% em seis meses

                    ...

Veja mais
Boticário: Conar decide arquivar denúncia

                    ...

Veja mais
Padaria menor tem no atendimento e na produção caseira seu diferencial

São Paulo - Com faturamento médio de R$ 1 milhão por ano, as padarias de pequeno porte - que corres...

Veja mais
Varejo de BH aposta na retomada das vendas neste semestre

Em meio à crise econômica, o desempenho do varejo da capital mineira vem apresentando resultados negativos....

Veja mais