Para relator, comercial com casais gays reflete realidade contemporânea
Em reunião realizada ontem, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária ( Conar) decidiu “por unanimidade” arquivar o processo aberto pela denúncia de consumidores que consideravam a propaganda da marca de perfumes e cosméticos O Boticário imprópria por mostrar cenas de casais homossexuais. O Conar recebeu mais de mil mensagens sobre o comercial, metade delas reclamando da forma “desrespeitosa à família brasileira” da peça publicitária, e a outra metade contendo mensagens de apoio ao comercial.
Na campanha “Dia dos Namorados do Boticário”, criada pela agência Almap BBDO e levada ao ar no início de maio, diferentes casais de namorados, hetero e homossexuais, trocavam presentes. As cenas viraram motivo de protestos nas redes sociais e até ameaças de boicote a produtos.
O relator do processo defendeu a peça publicitária e destacou em seu voto que as cenas mostram aspectos da realidade contemporânea. Escreveu que a publicidade não foi feita para esconder fatos: “Não contem com a publicidade para omitir a realidade”.
O Boticário disse, em nota, que a decisão está em acordo com a proposta da marca “de abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor independentemente de idade, raça ou orientação sexual”.
Veículo: Jornal O Globo - RJ