O setor de chocolates no Brasil sentiu redução de 9,97% da produção no primeiro trimestre de 2015, segundo dados divulgados ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Segundo a entidade, no período foram produzidas 122,9 mil toneladas de chocolate, resultado esperado em função da desaceleração econômica sentida em todos os setores da indústria.
"Este trimestre foi difícil. A crise mexeu e muito no bolso do consumidor brasileiro. O aumento de inflação, a alta do dólar e do preço do combustível e os novos impostos são os principais fatores que afetaram o desempenho do setor", disse em nota o vice-presidente de Chocolates da Abicab, Ubiracy Fonseca.
Segundo a associação, a baixa performance do setor já vem sendo percebida há dois anos. Em 2013 e em 2014, as quedas na produção foram de 2,11% e 3,49%, respectivamente, sinalizando o momento conturbado.
Segundo Fonseca, há expectativa de uma pequena recuperação a partir do segundo trimestre deste ano. "Mesmo assim, o resultado de 2015 deverá ser negativo, mas em um volume menor do que o verificado nos três primeiros meses", dizia a nota.
Veículo: Jornal DCI