Depois de crescer 0,4% em maio, a receita das vendas do comércio varejista ampliado apresentou alta de 1,9% em junho, já descontada a inflação, ante o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado ontem (15).
Segundo a empresa, o resultado do mês passado foi beneficiado porque em junho de 2014 o varejo teve o impacto negativo dos feriados em dias de jogos por conta da Copa do Mundo. Além disso, junho de 2015 também contou com uma terça-feira a mais e um domingo a menos que o mesmo mês de 2014, o que contribuiu positivamente para a expansão na receita de vendas no período.
De acordo com a Cielo, sem o impacto dos feriados e da troca de dias da semana, junho teria registrado alta no varejo de 0,6% em relação ao mesmo período de 2014. Em maio, com os ajustes de calendário, o crescimento seria de 0,7%, na base de comparação.
Fornecedores
No fechamento do segundo trimestre de 2015, o ICVA registra crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado, depois de descontada a inflação. De acordo com a empresa, o resultado mostra a continuidade do crescimento observado no primeiro trimestre, quando houve uma alta de 1,3% no índice deflacionado. Apesar da expansão nos últimos meses, no primeiro semestre do ano, disse a Cielo, "o índice aponta a manutenção da trajetória de desaceleração do varejo que se iniciou no primeiro semestre de 2014".
Veículo: Jornal DCI