O Makro e o banco ibi, que firmaram uma joint venture no início deste ano, já pensam em criar um novo produto: o microcrédito. "Muitos dos nossos clientes são pequenos comerciantes e varejistas, que precisam fazer reformas em seus estabelecimentos", afirma Rubens Baptista, que assumiu a presidência do Makro há cerca de quatro mesmos. O microcrédito, ou o financiamento de pequenos valores para investimentos, seria destinado a esse público.
Por muito tempo, o Makro foi avesso à concessão de crédito e até hoje a rede não recebe cartão de terceiros. As lojas só aceitam o cartão do Makro, que já opera hoje com as bandeiras Visa e Mastercard. Nos cinco meses desde a constituição da joint-venture com o ibi, já foram emitidos 115 mil cartões, afirma Baptista.
A parceria na financeira abre agora novas oportunidades de negócio para o Makro. A rede também vai lançar, por exemplo, um cartão empresarial. "O gerenciamento do capital de giro é um ponto crucial para os nossos clientes. E podemos prestar um serviço a ele neste campo", afirma Baptista, que já ocupou o cargo de chefe financeiro (CFO) do Makro na América Latina.
Assim como o Makro, o ibi também pertence a uma multinacional holandesa, a varejista de vestuário C&A. Nos últimos anos, o banco deixou de ser apenas um braço financeiro da rede e vem ganhando vida própria.
O ibi já fechou acordos com varejistas regionais, como a cadeia de supermercados Angeloni, de Santa Catarina, e as redes Bonanza e Arco Íris, do Nordeste.
Veículo: Valor Econômico