Verão contribui com vendas e consumo de frutas

Leia em 2min 10s

Seja como sobremesa ou simplesmente a refeição principal, as frutas estão dominando o mercado. Desde as festas de fim de ano o cardápio com frutas é constante nas cozinhas brasileiras. Sejam puras ou misturadas a outros alimentos as frutas permitem o equilíbrio na alimentação fornecendo vitaminas e energia. Nesta estação ideal para o consumo de alimentos leves e saudáveis, as frutas típicas da estação como manga, melancia e abacaxi dominam as vendas, assim como as tradicionais laranjas, maçãs, o melão, limão e o maracujá.

O calor incentiva a degustação com diversas alternativas, como sobremesas de salada de frutas ou sucos. Nas redes especializadas como sacolões e feiras livres os produtos têm preço mais em conta e as ofertas são constantes devido a necessidade de renovação do estoque. Nos supermercados as ofertas geralmente ocorrem nos dias de meio de semana, como terça e quinta-feira. “Eu aproveito a feira livre para comprar tudo que preciso e bem fresco. Quando não encontro procuro nos supermercados, que tem preço até um pouco mais baixo, mas a qualidade é ruim. Meus filhos adoram as mangas. Meu marido gosta da melancia e eu já gosto do maracujá, que serve para fazer suco e também doces”, conta a dona de casa Elisabete Menezes, 43.

Nesta época do ano as vendas aumentam em torno de 20%, movida pela prática do suco da fruta e sobremesas. “O estoque é renovado semanalmente permitindo que tenhamos sempre produtos frescos para a venda. Após o carnaval o movimento cai um pouco porque o foco passa a ser Páscoa, bacalhau, chocolate. Nesse calorzão todo mundo quer uma fruta para levar no isopor que vai para a praia, a cachoeira. Quer fazer suco e até caipirinha com os limões que vendem bastante”, afirma o comerciante Frederico da Silva, 60.

Na lista de mais vendidos, as maçãs também fazem o gosto popular: podem ser consumidas diretamente, ou utilizadas como complemento de cardápios em pratos salgados tipo maioneses, ou doces, como maça cristalizada e pedaços em gelatinas e mouses. “Vai da imaginação de cada um como utilizar as frutas para as refeições. É claro que comer uma maçã além de fazer bem para a saúde devido ao seu poder antioxidante amplia o sabor em alguns pratos. A banana também pode ser consumida diretamente ou processada em farofas, caldas, compotas, enfim. Temos uma imensidão de frutas nacionais e neste verão o importante é manter alimentação saudável. A salada de frutas concentra as principais frutas da estação e renda várias porções com custo baixo. Fica a dica”, orienta a cozinheira Ana Beatriz, 58.

 



Veículo: Site A Voz da Cidade


Veja também

Consumidor se concentra em itens básicos e pressiona resultados do varejo

    Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Governo estuda mudanças em regras para comércio eletrônico

O governo estuda mudanças na regulação do comércio eletrônico no Brasil. De acordo com...

Veja mais
Smartphone é o objeto tecnológico mais desejado em 2016

Nas ruas, restaurantes, transportes coletivos, praticamente em todos os locais, uma cena domina a paisagem: algué...

Veja mais
Arrozeiros traçam estratégia contra a crise

Uma reunião realizada na tarde de ontem, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigaç&a...

Veja mais
Safra 2015 é recorde e IBGE espera alta de 0,5% para 2016

A décima segunda estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas (algodão h...

Veja mais
Comparador de preços em supermercados inicia operação em São Paulo/SP

O PagPouco.com – startup que compara preços em supermercados – lançada em 2015, iniciou suas o...

Veja mais
Pão de queijo Forno de Minas chega ao consumidor americano

Por meio de uma parceria com a Cole's Quality Foods, expectativa é atingir dez mil pontos de vendas até ...

Veja mais
Preço do material escolar deve subir 13%

O preço do material escolar na capital gaúcha deve registrar alta de 13% em relação ao ano p...

Veja mais
Hortifrúti sobe 14,31% em São Paulo

Frutas, legumes, verduras, pescados e outros produtos comercializados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gera...

Veja mais