Feriado de Carnaval anima o comércio da capital mineira

Leia em 1min 30s

O feriado de Carnaval só começa, oficialmente, a partir deste sábado, mas Belo Horizonte já respira o clima carnavalesco desde o fim de janeiro. A grande movimentação na cidade, inclusive, parece ter contagiado também o comércio, como mostra a pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Em levantamento realizado entre os dias 20 e 27 de janeiro pela entidade, 48,9% dos empresários se mostraram otimistas e acreditam que o evento pode contribuir para o aumento das vendas.

Apesar de a pesquisa ser inédita, a CDL-BH explica que ela identifica uma mudança no comportamento dos lojistas. Se há menos de cinco anos a maioria optava por fechar as portas e aproveitar o feriado para festejar, hoje os empresários na Capital enxergam no evento uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. Neste ano, a expectativa é de que o Carnaval reúna cerca de 1,6 milhão de pessoas na cidade, 100 mil a mais do que em 2015.
Ao todo, foram entrevistados 102 proprietários de lojas de rua de Belo Horizonte, com predominância de estabelecimentos situados nas regiões que devem ter maior fluxo no período, como Floresta, Santa Tereza, Savassi e Centro.

Negócios - “BH vem se profissionalizando no que se refere ao turismo de negócios, eventos e lazer. Com o legado da Copa do Mundo, a cidade ganhou visibilidade nesse sentido, confirmando também a sua fama de uma cidade hospitaleira. Então, esse benefício relativo ao desenvolvimento da Capital com os eventos já está claro para os lojistas”, destaca o vice-presidente do CDL-BH, Anderson Rocha.

O levantamento buscou conhecer a percepção dos empresários sobre os benefícios do evento para o comércio. O desenvolvimento econômico da cidade foi o mais citado (31,2%), seguido pela movimentação de grande volume de pessoas (27,9%).

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Lenovo vê crescimento de 25% nas vendas de smartphones

Mesmo com perdas e um pequeno panorama negativo, o quarto trimestre de 2015 foi motivo de comemorações par...

Veja mais
Gigante chinesa de eletrodomésticos Midea tenta se consolidar no Brasil

Para aumentar sua relevância na América Latina, empresa decidiu aumentar o portfólio de produtos no ...

Veja mais
Sucesso de linha infantil leva a novos produtos

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) a...

Veja mais
77% dos lares brasileiros compraram pelo menos um par de calçados em 2015

Um levantamento revelou que 77% dos lares brasileiros compraram pelo menos um par de calçados em 2015 e o pre&cce...

Veja mais
IBGE diz que Safra 2016 será de 210,7 milhões de t, 0,6% maior que a de 2015

A safra brasileira deve somar 210,7 milhões de toneladas em 2016, segundo o Levantamento Sistemático de Pr...

Veja mais
Preços globais de alimentos continuam caindo em 2016, diz FAO

Preços caíram em janeiro para próximo de uma mínima em 7 anos. Pressão veio das qedas...

Veja mais
Venda de linha branca tem 1ª queda em 6 anos

As vendas de eletrodomésticos da linha branca, como fogões geladeiras e lavadoras, e de eletroportá...

Veja mais
Preço do litro de leite pago ao produtor volta a registrar queda

                    ...

Veja mais
Marca própria, em meio à crise, vira grande aposta do varejista

Após o varejo retrair 3,9% em 2015, frente a 2014, empresas estudam as tendências e desenvolvem estrat&eacu...

Veja mais