O feriado de Carnaval só começa, oficialmente, a partir deste sábado, mas Belo Horizonte já respira o clima carnavalesco desde o fim de janeiro. A grande movimentação na cidade, inclusive, parece ter contagiado também o comércio, como mostra a pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Em levantamento realizado entre os dias 20 e 27 de janeiro pela entidade, 48,9% dos empresários se mostraram otimistas e acreditam que o evento pode contribuir para o aumento das vendas.
Apesar de a pesquisa ser inédita, a CDL-BH explica que ela identifica uma mudança no comportamento dos lojistas. Se há menos de cinco anos a maioria optava por fechar as portas e aproveitar o feriado para festejar, hoje os empresários na Capital enxergam no evento uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. Neste ano, a expectativa é de que o Carnaval reúna cerca de 1,6 milhão de pessoas na cidade, 100 mil a mais do que em 2015.
Ao todo, foram entrevistados 102 proprietários de lojas de rua de Belo Horizonte, com predominância de estabelecimentos situados nas regiões que devem ter maior fluxo no período, como Floresta, Santa Tereza, Savassi e Centro.
Negócios - “BH vem se profissionalizando no que se refere ao turismo de negócios, eventos e lazer. Com o legado da Copa do Mundo, a cidade ganhou visibilidade nesse sentido, confirmando também a sua fama de uma cidade hospitaleira. Então, esse benefício relativo ao desenvolvimento da Capital com os eventos já está claro para os lojistas”, destaca o vice-presidente do CDL-BH, Anderson Rocha.
O levantamento buscou conhecer a percepção dos empresários sobre os benefícios do evento para o comércio. O desenvolvimento econômico da cidade foi o mais citado (31,2%), seguido pela movimentação de grande volume de pessoas (27,9%).
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG