Muitos consumidores aceitam comprar produtos próximos do vencimento em troca de um desconto. Alguns supermercados têm até reforçado esse tipo de oferta, mas para aproveitar as vantagens sem risco é preciso tomar alguns cuidados.
A reportagem visitou uma rede de supermercados que decidiu investir nesse tipo de promoção. Os produtos ganharam um espaço específico nas lojas, com placas que alertam o consumidor para a validade.
“É uma ação ganha-ganha. Tanto pra gente, que não desperdiça esses alimentos e não acaba jogando eles fora, e pro consumidor, que ele consegue descontos de até quarenta por cento nesses produtos específicos”, diz Thatiana Zukas, coordenadora de sustentabilidade do supermercado.
Não é de hoje que os mercados usam os descontos para vender os produtos que estão próximos do vencimento, o que mudou é que agora mais pessoas estão dispostas a levá-los para casa para economizar nas compras. Mas fica o alerta: se não for para consumir dentro do prazo estabelecido na embalagem, melhor não levar.
“Você pode comprar um produto e consumi-lo até a data em que vai vencer, porque isso as fábricas e as indústrias garantem, após essa data, existe o início da proliferação de bactérias. Você pode ter as infecções alimentares, intoxicações e isso se tornar um risco”, explica a nutricionista Fernanda Aguiar.
Vale prestar atenção também no aspecto do produto. Um alimento congelado, por exemplo, não deve estar amolecido – é um sinal de problemas na conservação, o que pode encurtar o prazo de validade.
Veículo: Site Correio do Estado